Perder o cartão é uma situação muito apreensiva, principalmente quando falamos de cartões com a função crédito ativada. Afinal, o cartão é uma das principais formas de pagamento utilizadas.
Se você perdeu o cartão, o que deve fazer? Preparamos 3 passos simples para ajudá-lo a evitar complicações futuras. Boa leitura!
1. Bloqueie o seu cartão
A primeira ação que você precisa tomar é bloquear ou cancelar o cartão perdido. Isso é crucial, pois, caso alguém encontre seu cartão e tente utilizá-lo em compras online, as transações podem ser aprovadas como se fossem feitas por você.
Por isso, assim que perceber o extravio do seu cartão, entre em contato com a operadora para realizar o cancelamento. No Santander, é possível bloquear cartões de débito e crédito, tanto físicos quanto digitais, de maneira rápida e segura através do Bloqueio Imediato. Acesse o site com seu CPF e senha do aplicativo Santander, passe pela camada de segurança para validação e selecione o cartão que deseja bloquear.
Como fazer o bloqueio:
- Após o bloqueio do cartão perdido ou roubado, a via será cancelada por segurança, e você poderá solicitar um novo cartão Santander. Veja as opções:
- Em uma agência próxima
Vá até uma agência e retire o cartão expresso, se for correntista. - Digitalmente pelos aplicativos
- App Santander: Acesse Cartões > Bloqueio ou reemissão de cartão > 2ª via de cartão.
- App Way: Vá ao menu e selecione 2ª via do cartão.
- Em uma agência próxima
⚠️ Importante: Certifique-se de que o endereço cadastrado está correto. Para atualizar, vá em Menu > Configurações > Alterar dados cadastrais.
- Com um especialista da Central de Atendimento:
- 4004-3535 (regiões metropolitanas)
- 0800 702 3535 (outras localidades)
- 0800 723 5007 (atendimento a deficientes auditivos e de fala).
Veja como contestar uma compra não reconhecida:
Pelo App Way:
- Abra o app e selecione o cartão.
- Na tela inicial, clique na compra.
- Escolha a opção “Não reconheço essa compra” e siga as instruções.
Para acompanhar o status da contestação:
- Acesse o menu e clique em Compras não reconhecidas.
Pelo App Santander:
- Acesse o app e vá ao menu.
- Clique em Cartões > Fatura.
- Toque na compra e escolha “Não reconheço essa compra”. Siga as instruções.
Para verificar o status da contestação:
- Vá em Menu > Cartões > Compras não reconhecidas.
2. Verifique seu extrato ou fatura
Confira todas as transações recentes na sua conta. Analise o extrato para identificar operações realizadas no débito e a fatura para compras feitas no crédito.
Anote informações como o local ou estabelecimento, data, horário e valor de cada transação suspeita. Esses dados serão úteis no próximo passo.
3. Entre em contato com a operadora
Se identificar qualquer transação que não reconheça, entre em contato com a operadora do cartão e forneça os dados anotados. A operadora analisará sua solicitação para cancelar e estornar a compra.
⚠️ Atenção: A decisão sobre o cancelamento da compra é responsabilidade do estabelecimento onde foi realizada. O Santander atua como intermediador nesse processo e não garante a aprovação do cancelamento.
Se o cartão foi roubado ou furtado, siga o mesmo procedimento. Além disso, procure uma delegacia próxima para receber as orientações necessárias.
Quer saber mais sobre as medidas de segurança do TeuBank? Descubra abaixo como garantimos a proteção dos nossos clientes.
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