Com a facilidade de realizar compras com cartão de crédito, especialmente online, é comum nos arrependermos de algumas aquisições feitas por impulso.
Esse tipo de situação pode ocorrer por diversos motivos, como quando o produto não atendeu às expectativas, encontramos uma oferta melhor logo após ou mudamos de ideia. Além disso, em alguns casos, pode acontecer de não reconhecer uma compra realizada no seu cartão de crédito.
Quando essas situações acontecem, surge a dúvida: o que fazer? Afinal, é possível cancelar uma compra no cartão de crédito?
Para ajudar a esclarecer essa questão, preparamos este conteúdo explicando como funciona o processo de cancelamento de compra e os requisitos necessários para realizá-lo.
É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?
Sim, é possível cancelar uma compra no cartão de crédito, e isso é um direito assegurado por lei (Lei 8.078/90), pelo Código de Defesa do Consumidor, tanto para transações online quanto para compras realizadas em estabelecimentos físicos.
Contudo, é importante destacar que existem algumas regras que devem ser seguidas para que o cancelamento seja feito corretamente. Por isso, o consumidor precisa conhecer essas normas e saber como proceder para cancelar a compra.
Como funciona o cancelamento de uma compra no cartão de crédito?
Existem diferentes maneiras de realizar o cancelamento de uma compra feita com cartão de crédito. Veja as etapas abaixo:
Primeiro, entre em contato com a loja
O primeiro passo é contatar a loja ou o fornecedor do produto/serviço para informar que deseja cancelar a compra e pedir as orientações para seguir com o procedimento.
Em muitos casos, a loja exigirá que o produto seja devolvido em sua embalagem original e sem sinais de uso, para que o reembolso seja processado.
Fale com a operadora do cartão
Se a loja não responder ou se recusar a cancelar a compra, o próximo passo é entrar em contato com a operadora do seu cartão de crédito.
Explique a situação, fornecendo os detalhes e documentos necessários, como comprovantes de pagamento, e-mails de confirmação da compra, recibos de entrega, entre outros.
As operadoras de cartão possuem procedimentos próprios para lidar com essas disputas de cobrança, conhecidas como chargebacks.
Por fim, se necessário, registre uma reclamação
Se, mesmo após os passos anteriores, o problema não for resolvido — como no caso de defeito no produto ou problemas com a entrega —, você pode registrar uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.
Como prevenir problemas com suas compras?
Além das dicas para o cancelamento de compras, listamos algumas orientações para ajudá-lo a usar seu dinheiro de maneira mais consciente, controlando seu orçamento e evitando gastos desnecessários.
1. Pesquise antes de comprar
Antes de concluir uma compra, pesquise sobre a reputação da empresa ou loja. Verifique avaliações de outros consumidores e procure por eventuais reclamações em sites confiáveis.
Verificar o comportamento da empresa nas redes sociais também pode ser útil. Observe os comentários dos clientes e como a empresa se posiciona diante de reclamações ou dúvidas.
2. Leia os termos e condições
Sempre leia os termos e condições de venda antes de comprar algo que você considera arriscado. Conhecer as políticas de troca, devolução e reembolso pode evitar problemas futuros e facilitar o processo de cancelamento, caso seja necessário.
3. Guarde os comprovantes
Independente de a compra ser feita online ou em loja física, é importante guardar todos os comprovantes, como notas fiscais, e-mails de confirmação de pagamento, registros de comunicação com a loja, entre outros.
Caso o produto recebido não corresponda às suas expectativas, registre os eventuais defeitos ou problemas com o item para iniciar o processo de troca, devolução ou até mesmo reembolso. Esses documentos serão essenciais caso você precise solicitar o cancelamento.
Cancelamento de compra no cartão de crédito Santander
Se você deseja cancelar uma compra no Santander devido a problemas com a loja ou site, o primeiro passo é procurar o estabelecimento onde a compra foi realizada e tentar resolver diretamente com a empresa, o que pode tornar o processo mais ágil.
Aqui estão algumas situações nas quais você pode cancelar uma compra no cartão de crédito Santander:
Irregularidades no valor da compra
- Compra duplicada (lançada duas vezes na mesma fatura);
- Divergência no valor, número de parcelas ou cobrança indevida de juros.
Se arrependeu da compra realizada pela internet ou aplicativos
Arrependimento de compra feita online, no prazo de até 7 dias úteis após a compra ou o recebimento do produto/serviço. É necessário primeiro entrar em contato com a empresa.
Atenção: Para compras internacionais, a lei do arrependimento não se aplica, portanto, não é possível contestar compras realizadas fora do Brasil. Compras feitas presencialmente também não podem ser contestadas por esse motivo.
Se a compra foi cancelada e ainda aparece na fatura
Caso a compra tenha sido cancelada pela loja, mas ainda apareça na fatura, você precisará ter o comprovante de cancelamento.
Não recebeu o produto/serviço ou recebeu com defeito/diferente do contratado
Caso o produto não tenha sido entregue, o serviço não tenha sido prestado, ou o produto tenha chegado com defeito, entre em contato com a loja e devolva o item.
Precisa de ajuda para contestar uma compra não reconhecida no cartão de crédito Santander?
Se você não reconhece uma compra realizada online ou por aplicativo, pode utilizar os aplicativos do Santander para contestar a compra, bloquear o cartão e solicitar um novo:
- App Way: Selecione o cartão, clique na compra e depois em “Não reconheço essa compra”. Siga o processo e acompanhe o status da contestação no menu > compras não reconhecidas.
- App Santander: Vá para o menu > Cartões > Fatura, clique na compra e depois em “Não reconheço essa compra”. Acompanhe o andamento da contestação no menu > cartões > compras não reconhecidas.
Central de Atendimento: Se o estorno não for realizado, entre em contato com a Central de Atendimento do Santander pelos números: 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 702 3535 (demais localidades).
Solicite a abertura de uma contestação, informando a data, valor da compra e o nome do estabelecimento. Guarde sempre os comprovantes de compra ou a fatura do cartão de crédito.
Importante: A decisão final sobre o cancelamento da compra depende da loja onde a transação foi realizada. O Santander atua apenas como intermediário, não garantindo que a compra será cancelada.
Lembre-se de que o primeiro passo deve ser sempre tentar resolver diretamente com o estabelecimento comercial, o que pode ser mais rápido e eficiente.
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