Criado em 2020, o sistema de pagamento eletrônico do Banco Central tornou-se uma preferência entre os brasileiros, superando até o número de operações realizadas com cartões de crédito e débito em todo o país.
A principal razão para esse sucesso é a praticidade de realizar transferências instantâneas em qualquer dia da semana. Apesar de ser amplamente utilizado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a possibilidade de cancelar uma transferência via Pix ou solicitar um estorno. Vamos esclarecer essa questão!
Dá para cancelar uma transferência via Pix?
Essa é uma dúvida comum, considerando que o Pix é conhecido por suas vantagens e praticidades, além de características diferentes das formas tradicionais de transferência disponíveis antes de sua criação.
Mas afinal, é possível cancelar um Pix? Até o momento, uma vez que o pagamento é confirmado, ele não pode ser cancelado, já que a liquidação ocorre em tempo real. O remetente só pode modificar o valor ou cancelar a transação antes de confirmar o envio.
Como agir se fizer um Pix errado?
Como o cancelamento de um Pix não é permitido após a confirmação, algumas situações exigem outras soluções. Por exemplo, caso o dinheiro seja enviado para o destinatário errado, será necessário entrar em contato com essa pessoa para negociar a devolução do valor.
Hoje, muitos aplicativos bancários já possuem a funcionalidade que permite devolver a quantia recebida, seja ela total ou parcial.
Apesar dessa limitação, o Banco Central tem trabalhado continuamente para aprimorar o sistema em casos de fraudes ou falhas operacionais. Existe um mecanismo de segurança que avalia individualmente os casos suspeitos, como golpes.
Nessas situações, o cliente deve registrar um boletim de ocorrência e informar o ocorrido ao banco por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor. Se for comprovada a fraude, a instituição financeira responsável terá que providenciar o estorno do valor para o pagador.
Evite o golpe do Pix
Embora o Pix seja uma forma segura e prática de transferência, é importante estar atento aos golpes, que infelizmente acontecem com frequência. Por outro lado, ao tomar algumas precauções, você pode dificultar consideravelmente a ação de fraudadores.
Certifique-se de confirmar os dados do destinatário antes de finalizar a transação e verifique se a pessoa é realmente quem você conhece, evitando cair em armadilhas. Outra dica é redobrar a atenção com mensagens recebidas no WhatsApp ou em outros canais, especialmente aquelas que solicitam dinheiro ou contêm links suspeitos.
Pix no Santander
Se o Pix já oferece muitas vantagens, utilizá-lo com o Santander torna a experiência ainda melhor. Confira:
- Um jeito mais fácil e simples de movimentar o seu dinheiro;
- Sem taxas;
- Dinheiro na conta em segundos, a qualquer hora e dia, com possibilidade de agendamento;
- 10 dias sem juros por mês no limite da conta, ao cadastrar seu CPF ou celular como chave Pix em sua conta Santander, facilitando pagamentos e transferências urgentes;
- Mais segurança nas transações, com gestão personalizada dos limites de acordo com sua necessidade.
Agora que você conhece os benefícios do Pix no Santander, faça o cadastro das suas chaves e aproveite todas as facilidades disponíveis para você!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.