Ele entrou na nossa vida e, quando nos demos conta, já estava em todos os lugares. No restaurante, no programa de televisão ou na hora de pagar uma conta – onde você olha, pode ter um QR Code. Mas, afinal, o que é QR Code?
A explicação é simples: é um Código de Resposta Rápida (Quick Response Code, em inglês). Com elementos em preto e branco, o sistema consegue ser reconhecido pela câmera da maioria dos telefones celulares.
E é aí que a magia começa: uma vez lido, o QR Code pode desempenhar diversas funções. Abrir uma nova página, como um cardápio de um restaurante, direcionar para um site de promoções ou até servir como forma de pagamento.
São muitas opções, e você verá mais sobre elas neste guia sobre o que é QR Code.
Para se ter uma ideia do tamanho do alcance na parte financeira, o Panorama Mobile Time/Opinion Box fez uma pesquisa sobre o uso da ferramenta para pagamento entre 2020 e 2023.
Em março de 2020, 35% dos brasileiros que possuíam smartphone já haviam realizado alguma operação para pagar contas com QR Code. Um ano depois, esse número foi para 53%. Em 2023, a taxa atingiu 67%.
O ano do boom do QR Code não é coincidência. 2020 também foi o momento da história em que se registrou a pandemia de covid-19. A necessidade de distanciamento fez com que o uso de QR Codes crescesse de forma acelerada.
Talvez você não se lembre, mas alguns estabelecimentos já faziam uso do código mesmo antes disso. No entanto, ainda era um crescimento tímido.
Após a pandemia, a necessidade fez com que mais gente aderisse ao modelo. Hoje em dia, já virou parte da rotina da maioria das pessoas.
Acompanhe este conteúdo e veja como o QR Code pode facilitar a sua vida, principalmente na hora de pagar contas. Boa leitura!
O que é QR Code?
O QR Code é uma ferramenta que consegue fazer a transição entre o mundo físico e digital em poucos segundos.
E o melhor: é totalmente flexível, versátil e adaptável para diversas formas de uso.
Seja para abrir um cardápio em um restaurante ou realizar um pagamento, você já deve ter percebido que a aparência do QR Code sempre é parecida. São módulos pretos em um fundo branco e que, combinados, levam a uma nova ação.
Ao apontar a câmera do seu smartphone para um código, a leitura é feita quase que imediatamente.
Isso acontece porque os aparelhos conseguem decifrar o que está por trás daqueles pontos pretos. Viu como não é difícil entender como funciona o QR Code?
É preciso saber que ler um código significa fazer algo novo.
Pode ser tanto te levar para uma página na Internet ou entender o valor de um pagamento – nesse caso, a captação do código precisa ser feita a partir do aplicativo de uma instituição financeira, como o PicPay.
Aliás, você sabia que o PicPay tem uma relação próxima com o QR Code no Brasil?
Foi a partir dele que foi criada a tecnologia que permite pagar contas através do QR Code. Nada mais justo, né? Afinal, o nome PicPay vem de “Picture Payment” (ou “pagamento por imagem”, em inglês).
Isso aconteceu em 2012, quando surgiram as primeiras conversas sobre o assunto. A principal missão do PicPay, naquela época, era conectar pessoas que precisavam transferir seu próprio dinheiro diretamente pelo celular.
Leia mais: Conheça a história do PicPay contada pelo cofundador do app
Como funciona a leitura do QR Code?
Quando você aponta o seu celular para um QR Code, o leitor consegue decifrar as informações que estão por trás daqueles módulos pretos.
As dezenas de pontos escuros no fundo branco são como códigos bidimensionais, que são capazes de armazenar uma grande quantidade de dados.
Ao ser escaneado, o QR Code direciona o celular à ação que está programada. Seja para abrir uma página extra ou realizar um pagamento.
Como pagar com QR Code?
Entender o funcionamento de como pagar com QR Code é simples.
Basta possuir um celular com câmera – que é o caso da maioria hoje em dia – e ter conta em uma instituição financeira que suporte o recurso, como o PicPay.
O pagamento, via de regra, acontece via Pix, o meio de pagamento instantâneo do Banco Central.
O fornecimento do código fica por conta da empresa que está vendendo. E aí os módulos pretos no fundo branco podem estar tanto no caixa do estabelecimento em forma física como na própria maquininha de pagamento.
Além de Pix, também é possível pagar diretamente na maquininha com QR Code por meio do PicPay.
Basta aproximar o leitor do app do PicPay do código gerado pela maquininha de cartão para avançar para a etapa de pagamento.
Na prática, as duas funções funcionam exatamente da mesma forma.
Então para você, consumidor, não muda nada em que lugar você irá fazer a leitura do código. O importante é que o seu celular reconheça e o valor correto da compra apareça na hora de confirmar a operação.
Pagar na maquininha com QR Code é seguro?
A resposta é sim! QR Code é seguro, mesmo quando utilizado na maquininha de cartão.
Como em qualquer operação, exige que você esteja atento para evitar problemas com potenciais golpistas.
De qualquer maneira, para não deixar dúvidas de quais são os passos corretos para um pagamento via QR Code na máquina de cartão, preparamos algumas dicas sobre como funciona esse processo.
O primeiro ponto é que você pode utilizar um dos três meios disponíveis no PicPay para efetuar o pagamento. São eles: saldo em carteira, PicPay Card ou outro cartão de crédito que já tenha sido cadastrado.
Após definir e informar ao atendente do estabelecimento, poderá checar se ele está cumprindo com os seguintes tópicos:
- Digitar o valor exato da compra;
- Escolher a opção de pagamento como crédito, mesmo que seja através do saldo PicPay;
- Clicar na opção QR Code e confirmar.
E aí será a sua vez. Mas, depois de ler todo esse material, com certeza não terá dúvidas sobre o que deve fazer para completar a operação.
- Abrir o aplicativo PicPay;
- Selecionar a opção QR Code;
- Mirar a câmera do celular para o QR Code que aparecer na tela da máquina de cartão;
- Checar e confirmar o valor;
- Escolher o método de pagamento;
- Definir se irá parcelar ou não sua compra, caso seja possível;
- Finalizar o processo.
Pode falar a verdade, não achou que seria tão simples, né?
A operação através do PicPay é mais uma maneira de fazer transações financeiras. Além disso, saber que pagando com QR Code tem toda essa agilidade e praticidade é um grande alívio.
Então, se chegar a um lugar e o atendente não souber como fazer, pode explicar a ele como deve proceder – se for o caso, até mostrar o Blog do PicPay.
É possível cancelar compras pelo celular na maquininha?
Sim, é possível. Caso tenha problemas na hora de fazer a compra, como o pagamento de valores errados, você pode solicitar o cancelamento da operação.
Mas atenção: é importante que isso seja feito logo após a transação. Caso contrário, para trocar ou devoluções, estará sujeito às regras normais dos direitos do consumidor, beleza?
Para fazer o cancelamento, o atendente deve:
- Escolher a opção cancelamento na maquininha;
- Selecionar qual transação deseja cancelar;
- Exibir um novo QR Code.
Em seguida, será a sua vez. Abra novamente o aplicativo do PicPay e siga os seguintes passos:
- Selecione o leitor de QR Code;
- Aponte a câmera para o código que está na maquininha;
- Confira os dados e clique na opção “Cancelar pagamento”.
Pronto! Seu pagamento foi cancelado e, se for o caso, pode fazer a nova transação com valores corretos.
Quais os benefícios de pagar pelo celular na maquininha?
O levantamento Panorama Mobile Time/Opinion Box indica que 10% dos brasileiros já optam por deixar a carteira em casa e fazer pagamentos exclusivamente pelo celular.
Considerando apenas pessoas que possuem smartphones no país, a ferramenta é vista como a preferida de 26% das pessoas. A proporção é ainda maior entre os jovens de 16 a 29 anos (36%), o que pode indicar uma tendência para o futuro.
Essa preferência pode ser explicada por alguns motivos:
- Praticidade e segurança;
- Não ter a necessidade de andar com carteira ou cartão;
- Ao saber o que é QR Code, fazer uso da ferramenta sem problemas;
- Possibilidade de usar o saldo da carteira PicPay;
- Ganhar cashback nos pagamentos feitos pelo PicPay.
Leia mais: O que é cashback e como ganhar mais dinheiro de volta
Esses são apenas alguns exemplos de facilidades que você irá encontrar ao fazer pagamentos com seu smartphone. Ao entender como ler QR Code no celular, sua rotina de pagamentos poderá se tornar muito mais prática.
Posso fazer pagamentos no monitor do caixa?
Assim como acontece com as maquininhas, alguns estabelecimentos disponibilizam QR Codes para pagamentos nos monitores dos caixas.
E sim, você também pode fazer a leitura e pagar normalmente nesse formato.
Essa prática é comum em supermercados, farmácias e açougues.
Siga o passo a passo e veja como é simples fazer pagamentos diretamente no monitor do caixa:
- Peça para pagar pelo PicPay;
- Abre o aplicativo e escolha a opção QR Code;
- Aponte a câmera para o código que está no monitor do caixa;
- Verifique as informações, especialmente os valores;
- Escolha a forma de pagamento;
- Confirme a operação.
Pronto! Agora já sabe mais uma forma de fazer pagamentos através do PicPay. As dúvidas sobre como usar QR Code já estão ficando para trás, não é?
Quais cuidados podem ser tomados ao pagar com QR Code?
Como você viu acima, os pagamentos com QR Code são seguros. Especialmente quando realizada a partir do app do PicPay, é uma operação simples de ser feita.
Porém, como em qualquer situação, cuidado nunca é demais. E você pode buscar maior proteção tomando algumas medidas de segurança. Veja:
- Prestar atenção para sites que o QR Code está redirecionando: confira mais de uma vez se a página que será aberta após ler o QR Code é segura e de fato o que você estava esperando.
- Fuja de downloads a partir de QR Code: você não sabe o que pode estar sendo baixado, ainda que pareça ser confiável. Se precisar fazer download de qualquer coisa, prefira as plataformas de apps como Appstore e Google Play.
- Não forneça informações pessoais a partir de pedidos de páginas redirecionadas por QR Code, especialmente bancárias. Como visto neste guia, o pagamento pode acontecer apenas com a leitura do código, sem a exigência de mais dados.
Tenho um estabelecimento. Como vender com QR Code?
Você é dono de um negócio e quer oferecer o PicPay como mais uma forma de pagamento aos seus clientes? É simples! Basta começar a receber através de QR Code.
E não é preciso que o seu cliente também tenha PicPay. Ele pode fazer o pagamento do QR Code via Pix através de qualquer outra instituição financeira
E como fazer isso? O primeiro passo é você ser usuário do app PicPay Negócios. Com a ferramenta, você verá o menu Cobrar e o seu QR Code para recebimento de pagamentos.
Para que o código chegue aos seus clientes, você terá duas opções:
- Deixá-lo à mostra perto do caixa, para facilitar para o cliente;
- Mostrar o QR Code em um celular sempre que o cliente desejar fazer o pagamento dessa forma.
O QR Code será único. O seu código não vai precisar ser modificado na hora de receber pagamentos. E isso continuará sendo sempre muito seguro.
Será como a sua conta bancária: o código é aquele, e ao fazer a leitura através do app do PicPay, os clientes farão o pagamento diretamente para você.
Pagamento QR Code cai na mesma hora?
Essa é uma dúvida comum dos lojistas. E a resposta é sim. Por isso, fica cada vez mais simples encontrar lugares e saber onde o QR Code é utilizado hoje em dia.
O pagamento feito pelo cliente é debitado na mesma hora que a transação via QR Code é concluída. E aí você, como dono de negócio, poderá definir pelo app a cada quanto tempo deseja receber esses valores.
O período pode ser definido de um a 80 dias. Da forma que entender que funcione melhor para o seu fluxo de caixa.
Você ainda pode simular o quanto vai receber, de acordo com valores e prazos. Para entender melhor, acesse o site do PicPay Negócios.
Como imprimir meu QR Code?
Para imprimir o seu QR Code e deixá-lo à mostra para os seus clientes, você pode seguir os seguintes passos:
- Abra o aplicativo PicPay Negócios;
- Toque no ícone de QR Code no canto superior da tela;
- Arraste a tela para cima para ver o QR Code;
- Escolha a opção Compartilhe seu código e selecione Compartilhar imagem;
- Compartilhe por e-mail ou mensagem e faça a impressão do seu QR Code.
Além disso, após ler todo esse guia sobre o que é QR Code, você está pronto para tirar eventuais dúvidas de quem visitar o seu estabelecimento.
Achou interessante todas as dicas sobre QR Code? Na nossa editoria de planejamento financeiro, você pode encontrar muitos outros conteúdos assim.
emprestimo para aposentados simulação
empréstimos para pensionista do inss
como pedir empréstimo no picpay
emprestimo pessoal aposentado inss
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.