Como funciona o Open Finance no PicPay

Redação Teu
0
(0)


Muito se tem falado sobre Open Banking e Open Finance, mas como isso pode te afetar na prática? Ó Abra Finanças em PicPay Já começou e hoje vamos explicar como utilizá-lo e suas vantagens.

O que é financiamento aberto?

O Financiamento Aberto é um sistema em que o cliente pode compartilhar seus dados entre instituições financeirassegura e regulamentada pelo Banco Central.

Consulte Mais informação: O que é Open Banking e suas vantagens para quem utiliza serviços financeiros

O Brasil é um dos primeiros países do mundo a ter essa possibilidade, que começou a ser implementada em 2021.

A princípio, o projeto se chamava Open Banking, mas, em 2022, o termo Open Finance passou a ser utilizado, pois o sistema não se restringe apenas aos bancos.

De acordo com a regulamentação do Banco Central, as instituições financeiras participantes devem adotar uma série de padrões para compartilhamento de dadospor meio de APIs.

Essas diretrizes visam padronizar o processo entre as instituições e também garantir a segurança dos dados dos usuários.

Além dos seguros, o Open Finance abre uma infinidade de possibilidades para o cliente, como:

  • Melhores ofertas em produtos financeiros;
  • Ofertas segmentadas e personalizadas;
  • Maior controle e autonomia sobre sua vida financeira.

O Open Finance também é vantajoso para as instituições financeiras, que conhecem melhor seus clientes para oferecer produtos e serviços mais atrativos.

Como é o Open Finance no Brasil?

O Brasil é um dos pioneiros em Open Finance no mundo, como mencionamos acima. Além do mais, o escopo dos dados compartilhados é maior do que em outros locais, como o Reino Unido, por exemplo.

Consulte Mais informação: Conheça a história do Open Banking no Brasil e no mundo

Devido ao porte do projeto, o Banco Central criou um cronograma para implementação do Open Finance no Brasil em quatro fases:

Fase 1: compartilhar dados públicos das instituições participantes.

Nível 2: compartilhamento de informações pelos clientes, como dados transacionais e cadastrais.

Fase 3: compartilhamento de serviços, como oferta de crédito e início de pagamentos.

Fase 4: compartilhar outros dados, como seguros, pensões e investimentos.

Todas as fases já foram iniciadas e passam por melhorias constantes, para garantir o compartilhamento correto dos dados e melhorar a experiência do usuário.

Até o final do primeiro trimestre de 2023, já houve mais de 28 milhões de consentimentossegundo dados da consultoria Bip.

Nem todas as instituições financeiras são obrigadas a participar do Open Finance. Os obrigatórios em todas as fases são aqueles com tamanho superior a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Na terceira fase, deverão aderir todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central, que disponibilizam contas transacionais aos seus clientes.

Outras instituições podem optar por participar ou não. Tanto os voluntários quanto os obrigatórios têm que compartilhar dados para que também possam receber de outras instituições.

Já existe Open Finance no PicPay?

Sim! O PicPay quer ser protagonista do Open Finance e, por isso, aderiu à fase 2 de forma voluntária, mesmo não fazendo parte do grupo de instituições obrigadas a participar de todas as fases de implementação do sistema.

Prova da importância que o PicPay dá ao Open Finance é que a empresa adquiriu o Guiabolso, aplicativo que é considerado o precursor do Open Banking no Brasil, em 2021.

Consulte Mais informação: PicPay integra ferramentas do Guiabolso e fechará app

Antes mesmo da regulamentação do Banco Central, o Guiabolso oferecia ferramentas de gestão financeira e conexão bancária para mais de seis milhões de usuários.

Quem conta um pouco mais sobre a história do Open Finance no PicPay é Pedro Romero, diretor de Serviços Financeiros para Pessoa Física do PicPay.

“A adesão do PicPay ao Open Finance já começou quando ocorreu a aquisição do Guiabolso, em junho do ano passado, o que possibilitou a expansão do marketplace financeiro do app.”

Como funciona o Open Finance no PicPay?

No ano passado, o PicPay começou a lançar produtos e serviços para facilitar sua vida e permitir que você experimente as vantagens da inovação na prática.

Confira abaixo as opções disponíveis no app:

Conta de contas

O PicPay inovou e trouxe o Open Finance para a jornada central do ecossistema financeiro. A principal característica é que o aplicativo se tornou a conta das contas de milhões de usuários ativos.

Com a tecnologia, todas as suas contas bancárias poderão ser acessadas e movimentadas pelo app PicPay, em uma experiência totalmente integrada, facilitando a vida das pessoas.

Através da Conta das Contas, você tem acesso ao ecossistema completo de aplicativoscomo Pix, investimento em cofrinhos, pagamento de contas, recargas, entre outros serviços.

Desde o lançamento, o PicPay registrou mais de 3 milhões de visitas e 1,5 milhão de usuários ativos na ferramenta. Além disso, já foram movimentados mais de R$ 17 milhões em menos de cinco meses.

Seguro Pix para outros bancos

Por meio do Open Finance e da Conta das Contas, o PicPay lançou um produto inovador no mercado: um seguro que cobre transações de outros bancos realizadas por meio do PicPay.

É exatamente isso que você está lendo! O Seguro Carteira Digital PicPay cobre Pix e outras transações realizadas pelo aplicativo, inclusive de instituições financeiras externas, sem cobrar nada a mais por isso.

Uma das principais vantagens do seguro é que ele é personalizável e você pode adicionar qualquer cobertura extra que desejar.

Minhas finanças

Além disso, o PicPay possui uma ferramenta chamada ‘Minhas Finanças’, que permite acompanhar extratos bancários e faturas de cartão de crédito de outros bancos no próprio app.

A funcionalidade, a ferramenta reúne todos os pagamentos e recebimentos automaticamentee organiza os valores que vão e vêm no dia a dia em categorias, como transporte, compras, educação, saúde, entre outras.

Centro Financeiro Aberto

O primeiro lançamento no ano passado foi o hub Open Finance, uma ferramenta onde você pode verificar onde seus dados foram compartilhados e gerenciar os consentimentos que você deu a outras instituições.

Como eixoOs usuários do PicPay podem manter suas informações organizadas, facilitando a gestão financeira.

“Quanto mais você entrar no Open Finance, mais seus dados serão distribuídos. Com o hub Open Finance é possível gerenciar seus consentimentos de forma mais simples, inclusive verificando o prazo de validade de cada um.”

As funções só são possíveis porque o PicPay aderiu à fase 2 da implementação do Open Finance de forma voluntária, conforme mencionado acima.

Nessa fase, as empresas permitem que os usuários compartilhem seus históricos financeiros de contas correntes, cartões de crédito, empréstimos e cadastros.

O objetivo inicial é proporcionar mais transparência e visibilidade sobre os benefícios da infraestrutura.

Mesmo no início, PicPay tem a melhor taxa de conversão de consentimento do mercado. Cerca de 80% dos usuários que iniciam a jornada de consentimento a concluem.

“No geral, o Open Finance é um projeto de alta complexidade e o PicPay está mostrando que é possível oferecer uma experiência de altíssima qualidade, com a melhor conversão de consentimento do mercado, de longe.”

Além disso, todos os usuários agora podem compartilhar seus dados de outros bancos e instituições com o PicPaye os dados da conta PicPay também podem ser compartilhados com outras instituições.

Todos os dias, milhares de consentimentos chegam ao PicPay, revelando a confiança e o interesse dos clientes em compartilhar suas informações.

Em julho de 2023, o PicPay atingiu a marca de quatro milhões de consentimentos em Open Finance, fornecidos por 2,8 milhões de usuários.

Isso mostra o foco dado à jornada do usuário e também a capacidade tecnológica do PicPay em comparação com outras instituições.

O Open Finance vale a pena? Veja vantagens

Como já explicamos, o Open Finance é seguro e permite ter mais autonomia financeiraalém de acesso a produtos e serviços mais vantajosos.

E será que o Open Finance no PicPay vale a pena? A resposta é sim e, para você entender melhor, listaremos algumas vantagens.

Como fazer Open Finance no PicPay?

Se interessou pelas vantagens oferecidas pelo Open Finance no PicPay e quer saber como compartilhar seus dados com outras instituições? Nós ensinamos você!

  • Abra o aplicativo PicPay;
  • Vá para a seção Open Finance;
  • Toque em “Trazer meus dados”;
  • Selecione a instituição de origem;
  • Escolha o prazo de validade do consentimento;
  • Acesse o aplicativo da outra instituição e autorize o compartilhamento;
  • Preparar!

Após consentimento, o PicPay irá notificá-lo sobre os benefícios que mais lhe agradam.

“Tornar o Open Finance ainda mais robusto e materializar as suas vantagens para o cliente, como fizemos com a ‘Conta das Contas’, exige um compromisso de todas as instituições financeiras, desde fintechs a grandes bancos, para garantir a qualidade dos dados transmitidos.

Como renovar o consentimento no PicPay?

Uma das características do Open Finance é que os consentimentos têm duração e podem ser revogados a qualquer momento.

Caso queira renovar algum consentimento dentro do PicPay, basta seguir os passos abaixo:

  • Abra o aplicativo PicPay;
  • Toque em Open Finance e depois em Minhas ações;
  • Escolha o consentimento;
  • Toque em novo compartilhamento;
  • Acompanhe a jornada e pronto!

É seguro fazer Open Finance?

Como já explicamos, o Open Finance possui uma série de diretrizes que precisam ser seguidas pelas instituições participantes.

Consulte Mais informação: Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Uma questão crucial é que os dados só podem ser compartilhados com o seu consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.

Quando você consente com o compartilhamento de suas informações, elas só serão disponibilizadas para instituições que você tenha autorizado. Ou seja, seus dados não se tornam públicos.

Outro destaque é que o Open Finance no PicPay e em todo o Brasil é baseado na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Portanto, Se você quer saber se é seguro aderir ao Open Finance, a resposta é sim! Cada instituição é responsável por garantir a segurança e o Banco Central atua para garantir que as medidas anteriores sejam cumpridas.

Para se ter uma ideia, segurança é o mesmo que usar apenas uma instituição financeira para administrar seu dinheiro.

Agora que você já sabe como o Open Finance no PicPay pode ajudar suas finanças, confira mais conteúdos sobre como administrar seu dinheiro!



telefone picpay central de atendimento

como pedir emprestimo picpay

empréstimo para aposentado e pensionista

bxblue empréstimo pessoal

bxblue emprestimo pessoal

quem pode fazer emprestimo consignado

banco que faz empréstimo consignado

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Este conteúdo faz parte da missão do Teu de Transmitir conhecimento e devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Teu_UniCredito_logo_2023.svg (1)

#conhecimentomudaomundo

Leia também

O que e emprestimo consignado.