Sonho da casa própria mais distante? Caixa aumenta valor de entrada para imóveis

Redação Teu
0
(0)


A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças importantes em suas regras de financiamento imobiliário, que entrarão em vigor a partir de novembro.

Uma das principais mudanças é o aumento do valor da entrada necessária para a compra da casa própria. O banco reduzirá o valor máximo que financia, o que significa que os compradores terão de pagar uma percentagem maior do valor total do imóvel.

Por que essa mudança?

A Caixa Econômica está adotando medidas mais rigorosas em seu financiamento imobiliário devido a uma combinação de fatores que impactam diretamente na disponibilidade de recursos para esses empréstimos.

O principal motivo é a queda significativa nos recursos de poupançaque historicamente foi a principal fonte de financiamento para a compra de uma casa. Com menos dinheiro sendo depositado na poupança e mais dinheiro sendo sacado, a Caixa se vê obrigada a reduzir o valor que empresta para esses financiamentos.

Somado a isso, a demanda por imóveis tem aumentado nos últimos anoso que cria uma competição ainda maior por esses recursos limitados. A Caixa, por lei, precisa destinar parte dos recursos da poupança para o financiamento imobiliário, mas com a redução da poupança essa obrigação fica mais difícil de cumprir.

Outro fator importante é a elevação da taxa básica de juros, a Selic. Quando a taxa Selic aumenta, o custo do empréstimo da Caixa também aumenta, encarecendo os recursos disponíveis para financiamento imobiliário.

A Caixa está a tomar estas medidas para garantir a sustentabilidade do programa de financiamento imobiliário. Ao exigir uma entrada maior e reduzir o valor máximo financiado, o banco busca:

  • Reduza o risco de inadimplência: Com uma entrada maior, o comprador tem mais “parte no jogo”, o que reduz o risco de não pagar as parcelas do financiamento.
  • Aumentar a rentabilidade do financiamento: Ao reduzir o valor financiado, a Caixa reduz o risco associado a cada operação.
  • Alocar recursos de forma mais eficiente: Com recursos limitados, a Caixa precisa priorizar os melhores clientes e os melhores projetos.

Ou seja, a Caixa está a adaptar as suas políticas de crédito à nova realidade económica, procurando garantir a saúde financeira do programa de financiamento e satisfazer a procura de forma mais sustentável.

O que muda na prática?

As novas regras da Caixa significam mudanças significativas para quem pretende financiar um imóvel. As principais mudanças são:

  • Valor da propriedade: A Caixa financiará apenas imóveis com valor de até R$ 1,5 milhão. Isso significa que imóveis mais caros ficarão de fora das opções de financiamento da instituição.
  • Entrada: Aumentou a parte do valor do imóvel que o comprador precisa para dar entrada. Antes a Caixa financiava até 80% do valor do imóvel, agora esse percentual caiu para 70% para o sistema SAC (parcelas decrescentes) e 50% para o sistema Price (parcelas fixas). Isso significa que você precisará economizar mais dinheiro para pagar a entrada do imóvel.
  • Um financiamento por vez: Quem já tem um crédito à habitação na Caixa não poderá pedir outro.

É importante destacar que estas alterações não se aplicam em todos os casos:

Se você já começou a pagar as parcelas do seu financiamento, as regras antigas continuam valendo no seu caso. Além disso, as condições dos imóveis que integram projetos financiados pela Caixa podem ser diferentes.

O que isso significa para você?

Se você planeja comprar um imóvel com financiamento da Caixa, precisará se planejar para fazer uma entrada maior. Essa mudança pode afetar seu orçamento e fazer com que você precise economizar mais para realizar o sonho de ter a casa própria.

No entanto, existem outras opçõescomo buscar um empréstimo pessoal para complementar o pagamento da entrada ou compare as condições de financiamento oferecidas por outros bancos.

Não deixe que a falta de dinheiro inicial atrapalhe seus planos! O Agibank oferece uma solução rápida e prática para você conseguir o valor necessário para dar a entrada do seu imóvel. Com nosso Empréstimo Pessoal você tem acesso a dinheiro rápido e sem burocracia, para realizar seus sonhos. Clique aqui e saiba mais!

É recomendado que você procure um especialista para te ajudar a entender melhor as novas regras e encontrar as melhores opções de financiamento. Um especialista poderá ajudá-lo a encontrar a melhor forma de obter o ingresso necessário, considerando suas condições financeiras e seu perfil.



onde fazer empréstimo consignado

emprestimos consignados para aposentados

aposentado inss emprestimo

empréstimo barato

empréstimo para aposentados e pensionistas do inss

quem pode fazer empréstimo consignado

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Este conteúdo faz parte da missão do Teu de Transmitir conhecimento e devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Teu_UniCredito_logo_2023.svg (1)

#conhecimentomudaomundo

Leia também

Antecipação saque fgts.