Com o aumento usando cartões para compras online e pessoalmente, os consumidores precisam saber o que fazer quando algo dá errado.
Pode ser necessário contestar uma compra com cartão de crédito se o titular do cartão identificar cobranças indevidas ou mesmo transações fraudulentas.
Mas é importante seguir os procedimentos corretos e cumprir os prazos estabelecidos para evitar complicações.
Neste artigo, descubra como contestar uma compra com cartão de crédito e nesse caso pode ser solicitado para evitar cobranças futuras.
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O que você lerá neste artigo:
O que é uma disputa de compra com cartão de crédito?
Antes de solicitar uma disputa de compra, é preciso entender como funciona esse processo e suas complicações.
Disputar uma compra com cartão de crédito, também chamado estornoé um método para cancelar pagamento quando uma transação não é reconhecida diretamente pela operadora emissora do cartão.
O processo é realizado por titular do cartão que informa diretamente ao operador financeiro ou ao banco emissor do cartão qual transação foi realizada de forma incorreta ou indevida.
Leia também: Saiba quais são os tipos de cartão de crédito e como escolher
Isto pode ocorrer em casos de fraude, erro de faturamento, duplicação de transaçõesentre outras situações. Após contestar a transação, a instituição analisará a compra e, caso comprovada a irregularidade, será feito o reembolso ou ajuste necessário.
Quando é necessário contestar uma compra com cartão?
Antes de contestar uma compra no cartão de crédito, é necessário identificar se algo ocorreu. irregularidade de faturamento. Algumas das situações incluem:
- Transações não reconhecidas pelo titular
- Cobranças duplicadas ou valores incorretos
- Compras feitas sem autorização ou fraude
- Serviços não fornecidos ou produtos não recebidos
- Cancelamento de serviços ou encomendas que não estavam refletidos na fatura
Saiba mais: Como funciona o limite do cartão de crédito?
Procure analisar cada valor descrito na fatura do cartão de crédito para ter mais segurança na sua solicitação de contestação e garantir o benefício.
Disputar uma compra com cartão é o mesmo que pedir um reembolso?
Embora os dois processos estejam relacionados, Disputar uma compra com cartão de crédito não é o mesmo que solicitar um reembolso. Ao contestar, o titular do cartão notifica a operadora do cartão sobre uma cobrança indevida.
Existem situações em que pode ser feita uma contestação, como, por exemplo, duplicidade ou fraude no pagamento. O período de análise é mais longo e pode ter consequências como bloqueio temporário do cartão.
Continuar lendo: Dicas sobre como usar cartões de crédito corretamente
A restituição, por sua vez, é o reembolso de um valor pago quando houver erros de faturamento, cancelamento de compras, problemas com o produto ou devolução de mercadorias.
Pode ser feito automaticamente seguindo o prazo de reembolso ou solicitar diretamente à empresa onde foi realizada a compra.
Como solicito uma disputa em uma compra com cartão de crédito?
Antes de contestar uma compra com cartão de crédito, o titular deve certifique-se de que a cobrança está incorreta e entre em contato com a empresa onde você fez a compra.
Se não conseguir obter um reembolso desta forma, você pode contestar as seguintes etapas:
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Entre em contato com seu banco/instituição financeira
O primeiro passo para iniciar uma disputa é entrar em contato com o local onde a compra foi feita. Caso o valor não seja reembolsado, o titular do cartão poderá entrar em contato com o banco emissor do cartão ou com a instituição financeira responsável.
O contato pode ser feito por telefone, email ou pessoalmente. Eles fornecerão orientações específicas e abrirão uma solicitação de investigação de compra.
Veja se é possível fazer uma disputa pelo app
Atualmente, muitas instituições financeiras oferecem a opção de contestar compras diretamente pelo aplicativo banco ou cartão de crédito.
Este é um processo mais rápido e eficiente. Verifique no menu “ajuda” ou “transações” se existe a opção de “concorrer” ou “disputar” a compra, a nomenclatura pode variar dependendo da instituição financeira.
Mantenha recibos e documentos sempre à mão
Para facilitar o processo de disputa, tenha provas em mãoscomo recibos, e-mails de confirmação de compra, fotos de produtos danificados, entre outros. Esses documentos são essenciais para comprovar que houve erro de transação.
Os procedimentos podem variar entre as operadoras de cartão de crédito. Caso tenha alguma dúvida, consulte a central de atendimento da empresa onde foi realizada a compra ou seu cartão para obter diretrizes específicas em relação a disputas de compra.
Como evitar disputas com cartões e tomar precauções?
Existem algumas práticas que podem ajudar a evitar a necessidade de contestar compras com cartão de crédito no futuro:
Fique atento aos prazos para contestar uma compra
Cada instituição financeira tem um prazo específico para contestar compras. Geralmente esse período varia entre 30 e 90 dias a partir da data da compra. Fique atento a esses prazos para não perder o direito de contestar a compra.
Acompanhe o histórico do seu cartão diariamente
Acompanhar suas transações semanalmente pode ajudá-lo a identificar rapidamente cobranças indevidas.
Se possível, revise sua declaração detalhes do cartão de crédito diariamente ou frequentemente para garantir que todas as transações foram feitas corretamente.
Ative notificações do seu aplicativo de cartão de crédito
Ativar notificações por SMS ou aplicativos é uma forma eficaz de se informar sobre todas as transações feitas com seu cartão de crédito em tempo real.
Isso permite que você seja rapidamente notificado sobre quaisquer transações e conteste transações suspeitas.
Se a empresa provar que não cometeu erros, a cobrança será mantida na fatura e o cliente precisará pagar. Porém, caso o banco comprove que houve prejuízo, o valor será reembolsado ao cliente na própria fatura do cartão de crédito.
Da mesma forma, a operadora do cartão poderá rejeitar a disputa. É direito do consumidor buscar ajuda dos órgãos de Defesa do Consumidor ou procurar orientação jurídica para reaver o valor pago.
É extremamente importante manter-se informado sobre políticas de reembolso de empresas e instituições financeirasalém de adotar práticas preventivas para evitar gastos indevidos em faturas futuras.
Continuar lendo: Verifique o melhor dia para comprar no cartão de crédito
Conforme explicado neste artigo, contestar uma compra com cartão de crédito é um processo simples, mas exige atenção aos detalhes, prazos e apresentação de documentação como prova.
Caso identifique uma transação indevida, entre em contato com a empresa e instituição financeira o mais rápido possível para resolver a situação.
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Perguntas frequentes
Qual o prazo para contestar uma compra com cartão de crédito?
O prazo para contestar uma compra com cartão de crédito varia entre 30 e 90 dias, dependendo da instituição financeira, pois cada banco tem o seu prazo.
É possível cancelar uma compra com cartão de crédito?
Sim, é possível cancelar uma compra com cartão de crédito solicitando diretamente no app ou entrando em contato com o banco emissor para contestar. O banco investigará a transação antes de decidir cancelá-la.
O que fazer em caso de compra incorreta no cartão?
No caso de uma compra inadequada com cartão de crédito, entre imediatamente em contato com seu banco ou instituição financeira para iniciar uma disputa e proteger sua conta contra fraudes.
Quando a compra é contestada, quem paga?
Se a disputa for aceita e a compra for considerada inadequada, o valor da compra será reembolsado e o cliente não será responsável pelo pagamento da transação. O valor pode ser reembolsado como crédito na fatura.
Camila Aires
Kamilla é formada em Publicidade e adora produção de conteúdo. Começou no meutudo na área de Clientes onde pôde aprender sobre o mercado financeiro e hoje faz parte do time de redatores de SEO do meutudo. Mãe de estimação, adora assistir séries e viajar nas horas vagas.
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