Após a morte de uma pessoa, os bens deixados devem ser regularizados, que pode ser atribuído a herdeiros e também pode saldar dívidas feito enquanto ainda estava vivo.
Em alguns casos, o falecido não deixa bens ou direitos a serem atribuídos aos herdeiros, mas ainda restam questões financeiras, neste cenário é fundamental fazer o que é certo. estoque negativo.
Confira abaixo detalhes sobre o estoque negativo e como esse processo é essencial para proteger os herdeiros das dívidas e complicações legais do falecido.
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O que você lerá neste artigo:
O que é estoque negativo?
Inventário negativo é um procedimento legal utilizado para demonstrar que o falecido não deixou bens ou direitos a atribuir aos herdeiros.
Além disso, elimina a possibilidade de os credores tentarem exigir o pagamento de dívidas com os bens pertencentes aos herdeiros.
Os herdeiros não tem obrigação de pagar as dívidas restantes do falecido com recursos próprios.
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Saiba mais: Se o falecido não deixou bens, quem pagará as suas dívidas?
Para que serve o estoque negativo?
O estoque negativo serve para provar que não há bens para saldar dívidas do falecido quando na vida.
Além disso, evita que os credores do falecido tentem quitar as dívidas deixadas com os bens dos herdeiros, pois não havia bens para pagar as dívidas.
Este processo protege os herdeiros de futuros complicações financeiras e jurídicas envolvendo dívida.
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Onde posso obter um certificado de inventário negativo?
Após a realização do inventário, o certificado negativo de inventário pode ser obtido por meio de consultas em cartórios, fóruns e tribunais.
Se o inventário foi realizado judicialmenteo certificado deve ser solicitado ao tribunal ou tribunal de sucessões quem foi o responsável pelo procedimento.
No caso de estoque negativo extrajudicialo certificado deverá ser solicitado em cartório quem realizou o processo.
Levará algum documentos do requerente como Cartão de Pessoa Física (CPF) e Cadastro Geral (RG).
O certificado de inventário negativogarante aos potenciais credores que não há patrimônio líquido para quitar as dívidas.
Além da documentação do solicitante, alguns documentação do falecido também serão necessários, como a certidão de óbito, entre outros documentos pessoais.
Em alguns casos, quando solicitado, será necessária a apresentação de alguns documento que comprove o parentesco do falecido com o requerente do certificado negativo de inventário.
O prazo pode variar de acordo com o caso e as exigências do cartório ou tribunal.responsável pela emissão do documento.
As taxas correspondentes à emissão do certificado podem variar de acordo com a complexidade de cada caso.
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Em muitos estados é possível solicitar este certificado on-line através de sites judiciais dos tribunais estaduais.
Como fazer um inventário negativo?
O procedimento de inventário negativo tem um processo muito semelhante ao inventário normal, a diferença é que em vez de recolher bens, o prova de ausência de bens ser transferido para herdeiros.
Confira como fazer o procedimento em modelo de estoque negativo:
- Consultar um advogado: É importante ter orientação jurídica especializada em direito sucessório para evitar problemas
- Reúna documentos: coletar a documentação necessária para iniciar o processo
- Prepare a petição: o advogado elaborará a petição inicial, detalhando a falta de bens e a necessidade de inventário negativo
- Arquive a petição: a petição deverá ser apresentada no cartório ou no tribunal competente conforme o meio necessário
- Aguarde a aprovação: após análise, o estoque negativo será aprovado.
De modo geral, estoque negativo deve ser protocolado em até 60 dias após a abertura do procedimento de inventário.
Documentos necessários para fazer um inventário negativo
Para realizar o procedimento é fundamental ficar atento ao documentos necessários para inventário negativo extrajudicial e judicial.
Em ambos os casos, é fundamental contar com a orientação de um advogado especializado em direito de família e sucessões para garantir que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente e que os documentos estejam em ordem.
Confira os documentos necessários:
- Petição Inicial com a narrativa dos fatos e o pedido de inventário negativo
- Certidão de óbito do falecido
- Documentos de identificação do falecido e herdeiros (RG e CPF)
- Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável, se for o caso
- Certidões de Liquidação de Dívidas Fiscais
- Declaração de inexistência de bens, assinada pelos herdeiros
- Certificados de todo o conteúdo da propriedade (se aplicável, para comprovar a ausência de bens)
- Procuração do advogado que representará os herdeiros
Dependendo do caso, também poderá ser solicitada outra documentação específica com informações pessoais de herdeiros e potenciais credores.
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Quanto custa um estoque negativo?
Os custos de um estoque negativo podem variar dependendo do caso, condição e complexidade, mas os custos costumam ser inferiores aos do estoque normal.
Geralmente, os custos incluem:
- Honorários advocatícios: valor pago ao advogado pelos serviços jurídicos prestados
- Taxas notariais: custos relacionados à emissão de certidões e arquivamento de documentos, que variam de acordo com o tabela de taxas de cada estado (em caso de inventário negativo extrajudicial)
- Despesas legais: (em caso de inventário judicial negativo)
Você também pode verificar a tabela de preços de estoque para verificar custos específicos do procedimento.
Vale lembrar que no inventário judicial negativo, Não há Causa Mortis e Imposto sobre Doações (ITCMD).
Arcar com os custos de um estoque pode ser uma surpresa desagradável, mas há opções de crédito acessíveis quem pode ajudá-lo com isso.
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Consequências de não fazer inventário negativo
Não fazer um inventário negativo pode trazer alguns complicações financeiras e jurídicas para os herdeiros.
Confira alguns exemplos abaixo:
- Cobrança de dívidas: Os credores do falecido podem requerer ações judiciais para que as dívidas sejam pagas.
- Bens bloqueados: Os bens que não foram identificados por falta de inventário poderão ser bloqueados até que os bens sejam recolhidos.
- Burocracias legais: Devido à não realização do inventário, poderão surgir divergências jurídicas, dificultando ainda mais a resolução de pendências do falecido.
Para evitar complicações jurídicas e financeiras, a melhor prevenção para os herdeiros é realizar um inventário o mais rápido possível após a morte de um ente querido.
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Perguntas frequentes
Como fazer um inventário negativo extrajudicial?
Para realizar o inventário negativo extrajudicial, procure um advogado, reúna os documentos necessários e protocole a petição no cartório competente.
Como fazer inventário negativo no cartório?
Após a contratação de um advogado especializado em direito sucessório, será preparada a documentação necessária e registrado o procedimento.
Quando é considerado “não há necessidade de estoque negativo”?
Considera-se desnecessária a realização de inventário negativo quando o falecido não deixa bens, direitos ou dívidas.
Victoria Maymon
Victória começou no meutudo como especialista em Customer Success, onde adquiriu conhecimentos sobre o mercado financeiro e hoje transmite seus conhecimentos como redatora no blog meutudo. Formada em Literatura Inglesa, adora animais e, nas horas vagas, adora assistir uma boa série.
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