o que é, como funciona e qual a sua importância?

Redação Teu
0
(0)


O COPOM é um órgão brasileiro fundamental para a economia brasileira, sendo responsável por definir taxas que influenciam diretamente o mercado como um todo.

Esse órgão tem ligação direta com a inflação, os investimentos e as ofertas de crédito, influenciando o poder de compra e o valor da moeda no país.

Nesta leitura você aprenderá como o Copom, o que é e para que serve, e entende sua influência na economia brasileira. Confira mais detalhes abaixo.

Confira as melhores soluções meu tudo para você

produtos Taxa de Pagamento
Empréstimo consignado 1,39% da manhã 6 a 84 parcelas

Simular

Retirada antecipada de aniversário 1,29% da manhã adiantamento a partir de R$ 50

Simular

O que você lerá neste artigo:

O que é Copom?

O Copom (Comitê de Política Monetária) é um órgão pertencente ao Banco Central, criado em 1996, para regular a política monetária do Brasildefinir taxas e impostos que influenciam diretamente o mercado financeiro do país.

Qual é o papel do Copom?

A principal função do Copom é definir periodicamente a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic), em reuniões periódicas de avaliação econômica e ajustes na política monetária, de acordo com as necessidades do país.

Qual a relação entre Copom e taxa Selic?

Como mencionamos, o Copom é responsável pela fixação da taxa Selic, conforme estudos realizados envolvendo o inflação, contas públicas, atividades econômicas e cenário econômico externo.

Por isso, os membros do Copom (presidente e diretores do BC) se reúnem a cada 45 dias para discutir os assuntos e definir se a Selic deve ser alterada ou permanecer como está.

Saber mais: O que são taxas de juros abusivas? Como identificar taxas abusivas

A decisão do Copom impacta diretamente todo o mercado financeiro, afinal, a Selic é a taxa básica de juros e influencia investimentos, crédito, valor da moeda e serviços.

Como funciona uma reunião do Copom?

As reuniões do Copom acontecem em poucas etapas, com apresentações técnicas de funcionários do Banco Central, avaliando perspectivas e evolução da economia nacional e internacional.

Confira os fatores analisados ​​na primeira sessão do encontro:

  • Inflação
  • Mercado monetário
  • Evolução dos agregados monetários
  • Contas Públicas
  • Mercado de câmbio
  • Economia internacional
  • Nível de atividade
  • Balança de pagamentos
  • Reservas internacionais
  • Operações de mercado aberto

Por isso, diversos estudos situacionais são realizados para que o Copom decida pela alteração da taxa Selic.

Após análise dos dados e avaliações do cenário econômico do Brasil, a segunda sessão do encontro fica reservada para discussão da decisão entre os participantes.

Entender: O que é RDB e qual a diferença do CDB no investimento?

Todos os membros presentes na reunião participam ativamente da votação e têm seus votos divulgados. As decisões são tomadas buscando manter o equilíbrio da economia brasileira.

Etapas das reuniões do COPOM
Data da etapa Palco de reunião
Quarta-feira da semana anterior à reunião Início do Silêncio do Copom
Terça e quarta de manhã: Primeira sessão da reunião Apresentações sobre a economia brasileira e mundial
Quarta-feira à tarde: Segunda sessão da reunião Avaliação das perspectivas de inflação, decisão e divulgação da taxa Selic
Terça-feira após a reunião Fim do Silêncio do Copom e publicação da Ata da Reunião

Quer receber nossas novidades gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba semanalmente uma seleção de conteúdo meutudo!

Quando as decisões são divulgadas?

Após a reunião de dois dias, as decisões tomadas pelo Comité são publicado no mesmo dia, por meio de comunicados no site do Banco Central.

Para o ata da reunião também são publicados, no prazo de quatro dias úteis após a reunião.

Aprenda: Tesouro IPCA: o que é, para que serve e como funciona

Confira a datas de cada reunião do Copom que acontecerá no ano de 2024:

Calendário de reuniões do COPOM 2024
30 e 31 de janeiro
19 e 20 de março
7 e 8 de maio
18 e 19 de junho
30 e 31 de julho
17 e 18 de setembro
5 e 6 de novembro
10 e 11 de dezembro

Este calendário está definido até junho do ano anterior e o As reuniões periódicas duram dois diasconforme ilustrado nas tabelas.

Além de publicar as decisões, o Copom também publica as Relatório de inflação no final de cada trimestre (março, junho, setembro e dezembro).

Este documento detalha a análise da situação económica e financeira do país e faz projeções sobre a taxa de inflação.

Como o Copom influencia os investimentos?

Como mencionamos anteriormente, o Copom define a taxa Selic e ela é utilizada como referência para outros impostos e taxasafetando a rentabilidade dos investimentos financeiros.

Especialmente aplicações de renda fixacomo o Tesouro Selic, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são afetadas pela taxa.

Quando a taxa Selic sobe, os lucros desses investimentos pós-fixados também aumentam. Da mesma forma, se essa taxa cair, o rendimento dessas operações cai.

Outros investimentos, que possuem renda variávelcomo cotas, Fundo de Investimento Imobiliário (FII) e Recibos Depositários Brasileiros (BDRs), são afetados indiretamente pela taxa Selic.

Aprenda: Quais investimentos estão isentos de Imposto de Renda (IR)?

Quando o Copom mantém a taxa Selic elevada, os investimentos em renda fixa acabam se tornando mais vantajosos e, consequentemente, cai a procura por investimentos em renda variável.

Outra influência da Selic refere-se ao custo do crédito para empresas, que pode influenciar os lucros e o desempenho das ações.

Qual a importância do Copom para a economia brasileira?

O Copom é responsável por estabelecer as políticas monetárias, estabelecendo fatores que influenciam diretamente a economia do Brasil, afinal, a taxa Selic tem influência em diversas áreas, como mostramos ao longo deste artigo.

As decisões do Copom influenciam:

  • Controle da oferta monetária
  • Taxas de crédito
  • Valor da moeda
  • Poder de compra dos brasileiros
  • Preços de serviços e produtos
  • Controle da inflação
  • Rentabilidade do investimento

Portanto, o Copom é parte fundamental da economia brasileira e suas atividades são possíveis graças ao Banco Central, do qual o Copom faz parte.

Agora que você já entende mais sobre o Copom, o que é e como funciona esse órgão, continue aprendendo com nosso conteúdo!

Cadastre-se no formulário abaixo para receber nossos destaques semanais diretamente em seu e-mail e fique sempre atualizado do mundo financeiro com meutudo!

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

Perguntas comuns

Qual é a taxa de juros definida pelo Copom?

A taxa de juros definida pelo Copom é a Selic, que leva em consideração estudos periódicos sobre inflação, contas públicas, atividades econômicas e cenário econômico externo. A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e influencia as taxas de juros do país, como o crédito e as aplicações financeiras.

Quando será a próxima reunião do Copom?

Em 2024, as reuniões do Copom acontecem nas seguintes datas: 30 e 31 de janeiro, 19 e 20 de março, 7 e 8 de maio, 18 e 19 de junho, 30 e 31 de julho, 17 e 18 de setembro, 5 e 6 de novembro e 10 de dezembro e 11º.

Quantas reuniões o Copom realiza por ano?

Em 2024, o Copom realizará um total de 8 reuniões, com duração de dois dias consecutivos cada. As reuniões são realizadas a cada 45 dias para definir a taxa básica de juros da economia brasileira – Selic. Estas reuniões realizam-se em dois dias consecutivos, com calendário divulgado até ao mês de junho do ano anterior.

Quem fiscaliza o Copom?

O Copom é um órgão pertencente ao Banco Central do Brasil (Bacen), e é fiscalizado pelo próprio BC.

Lisandra Pinheiro

Lisandra Pinheiro Lisandra PinheiroLisandra Pinheiro

Lis é formada em literatura, apaixonada por arte em todas as formas, principalmente leitura e escrita. Começou na meutudo como analista de Customer Experience, onde aprendeu muito sobre o mercado de crédito e hoje aplica esse conhecimento como redatora na área de SEO. Nas horas vagas, ela adora tomar um café e um bom livro.

875 artigos escritos





bx

b x

empréstimo pensionista inss

bxblue consignado

como fazer empréstimo consignado inss

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Este conteúdo faz parte da missão do Teu de Transmitir conhecimento e devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

Teu_UniCredito_logo_2023.svg (1)

#conhecimentomudaomundo

Leia também