O Imposto de Renda (IR) é uma imposto anual cobrado pela União Federal sobre rendimentos ou ganhos de pessoas físicas e jurídicas. É usado para financiar serviços públicos e investimentos estatais.
Os contribuintes devem declarar rendimentos e pagar o imposto devido de acordo com a faixa de renda. Como Microempreendedor Individual (MEI), também é obrigatório declarar o Imposto de Renda, mas as responsabilidades tributárias diferem dos demais públicos.
Se você é Microempreendedor Individual e quer saber se MEI tem direito à restituição do Imposto de Rendaneste artigo iremos ajudá-lo!
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O que você lerá neste artigo:
MEI é obrigado a declarar Imposto de Renda?
Antes de saber se o MEI é obrigado a declarar Imposto de Renda, é fundamental entender o regime fiscal ao qual o microempreendedor individual se enquadra.
O MEI desempenha duas funções distintas e suas obrigações fiscais Eles são diferentes para cada função, seja como empresário (CPF) ou como pessoa física (CNPJ).
Para cumprir suas obrigações fiscais, o MEI precisa realizar anualmente Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e pagamento de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
Leia também: Quem paga MEI tem direito ao INSS?
Desta forma, o MEI precisa declarar IR como pessoa física se:
- Recebeu lucro tributável superior a R$ 28.559,70 no ano
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40.000,00
- Teve ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos a tributação
- Ter bens ou imóveis totalizando mais de R$ 300.000,00
- Ganhou mais de R$ 142.798,50 com atividades rurais
- Trabalhou na Bolsa de Valores com ganhos de capital
- Tornou-se residente no Brasil em qualquer mês de 2023 e permaneceu no país até dezembro do mesmo ano
- Usei isenção de imposto de renda na venda de imóvel e comprei outro no prazo de seis meses
Saiba mais: MEI tem direito ao PIS?
É importante destacar que receita gerada pela pessoa jurídica como MEI e repassado à pessoa física deverá ser declarado. Parte desse lucro pode ser isento de impostos, dependendo do setor em que você atua.
A declaração DASN-SIMEI é uma obrigação como pessoa jurídica do MEI, esse documento registra o faturamento do ano e mantém a regularidade do CNPJ. A declaração engloba todos os tributos devidos pelo MEI, que são:
- Contribuição para a segurança social: equivalente a 5% do salário mínimo atual
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): no caso de atividades relacionadas ao comércio e indústria a taxa é de R$ 1,00
- Imposto sobre Serviços (ISS): para atividades de prestação de serviços a taxa é de R$ 5,00
Além do pagamento mensal, o MEI também deverá apresentar anualmente o Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que consiste em reportar o faturamento do ano anterior e outros dados relevantes sobre o negócio.
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Quando o MEI deve declarar o Imposto de Renda?
Todo MEI deve declarar o Imposto de Renda como pessoa física e apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) para garantir Regularidade tributária e seus benefícios.
Ser classificado como MEI é necessário:
- Ter no máximo 1 funcionário contratado
- Não ser sócio, proprietário ou administrador de outra empresa
- Sem filiais
- Ter faturamento anual de no máximo R$ 81.000,00
O prazo para o MEI declarar o Imposto de Renda de Pessoas Físicas (DIRPF) segue o prazo de Declaração do Imposto de Renda estabelecido pela Receita Federal.
Entenda também: Como funciona a aposentadoria do MEI?
O MEI deverá declarar o IR como pessoa física até o final de abril do ano subsequente ao ano civil de referência. Além disso, é necessário apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) até 31 de maio.
O MEI tem direito à restituição do Imposto de Renda?
Sim, o MEI tem direito à restituição do Imposto de Renda caso tenha pago mais imposto do que devido durante todo o ano. Isso pode ocorrer por meio de retenção de impostos, pagamento mensal via carnê-leão ou outras formas de adiantamento.
O valor a ser reembolsado é calculado com base na diferença entre o imposto pago e o imposto devido com base na declaração apresentada, portanto, é importante relatar corretamente todas as receitas e despesas para garantir que o valor do imposto pago está correto.
A restituição do DASN-SIMEI poderá ocorrer caso o MEI tenha realizado o pagamento duplo ou se houve pagamento indevido do INSS por períodos em que o MEI estava recebendo benefícios como auxílio-maternidade ou auxílio-doença.
Por isso, o MEI deve ficar atento à sua declaração anual e aos cálculos para verificar se você tem direito ao reembolso.
Confira mais: Quem tem direito ao Benefício de Doença e como requerer o benefício
Como saber se você tem direito ao reembolso do MEI?
Para saber se você tem direito ao reembolso do DASN-SIMEI, o MEI deve verificar se houve:
- Pagamento duplicado de DAS
- Pagamento indevido de INSS
- Contribuições Federais, Estaduais e Municipais Indevidas
Confirme se eles foram concluídos retenções ou pagamentos adicionais imposto durante o ano que exceda o valor calculado como devido.
Faça uma comparação entre os impostos, se o total de impostos pagos ou retidos for maior que o imposto devido, você terá direito à restituição.
A restituição de cada valor deverá ser solicitada ao respectivo órgão público federado de acordo com o foro tributário mencionado:
- Contribuição previdenciária do INSS: a restituição deverá ser solicitada à Receita Federal
- ICMS: a solicitação deve ser feita ao Governo do Estado
- ISS: A solicitação deverá ser dirigida à prefeitura do município onde o imposto foi pago
Caso o MEI se enquadre em uma dessas situações, é possível solicitar a restituição dos valores pagos em excesso, seguindo os procedimentos de acordo com cada órgão responsável.
Como solicitar a restituição do MEI?
Para solicitar o reembolso, o MEI deve seguir as orientações:
- Acesse o Portal do Simples Nacional
- Selecione a opção “Simei Serviços”
- Clique em “Solicitação de Reembolso Eletrônico”
- Insira seu CNPJ para iniciar o processo
- Preencha o requerimento com os valores a serem reembolsados
O prazo para recebimento do reembolso é até 60 dias a partir da data do pedido. Nesse período, os dados do MEI serão analisados para verificar se os pagamentos foram realizados de forma indevida. Se tudo estiver bem, o reembolso poderá ser pago antes do prazo.
Guarde todos os documentos e comprovantes de receitas e despesas por pelo menos cinco anos, pois poderão ser solicitados pela Receita Federal.
Leia mais: Conheça as condições para aposentados ou pensionistas abrirem MEI
Com essas etapas, você poderá acompanhar o andamento da sua declaração de Imposto de Renda MEI e verificar se há pendências ou previsão de restituição.
Pagamentos duplicados são comuns e podem ocorrer devido a erro ou confusão no processo de pagamento.
O MEI, assim como os demais contribuintes, poderá ter direito à restituição do imposto pago duas vezes, desde que cumpra os requisitos critérios e preencha suas informações fiscais corretamente.
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Perguntas frequentes
Como saber se tenho direito à restituição do Imposto de Renda MEI?
Você tem direito se pagou mais ou dobrou os impostos, consultando o Portal do Simples Nacional.
Quem declara MEI recebe Imposto de Renda?
Sim, se a renda pessoal e empresarial ultrapassar R$ 28.559,70 ou atender a outros critérios da Receita Federal.
Alguém com MEI tem dinheiro para receber?
Sim, caso tenha havido pagamento em dobro ou erro no cálculo das guias, o MEI pode solicitar o reembolso.
Qualquer pessoa com CNPJ pode receber restituição do Imposto de Renda?
Sim, empresas com CNPJ, inclusive MEIs, podem solicitar a restituição de tributos pagos indevidamente.
Camila Aires
Kamilla é formada em Publicidade e adora produção de conteúdo. Começou no meutudo na área de Clientes onde pôde aprender sobre o mercado financeiro e hoje faz parte do time de redatores de SEO do meutudo. Mãe de estimação, adora assistir séries e viajar nas horas vagas.
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