Comprar um bem é um momento desafiador para grande parte da população brasileira, que frequentemente enfrenta dificuldades financeiras. O sonho da casa própria ou do carro, por exemplo, demanda um planejamento financeiro rigoroso, considerando os altos custos de imóveis e veículos no país atualmente.
No entanto, há diversas alternativas financeiras que podem facilitar a realização desse objetivo. O consórcio é uma delas. Essa modalidade reúne pessoas com o mesmo objetivo, que decidem formar um fundo comum. Todos contribuem com valores mensais, visando que, ao final, cada integrante consiga adquirir o bem planejado.
Quando um dos participantes é contemplado, ele recebe uma carta de crédito para a aquisição do bem desejado. No texto a seguir, vamos detalhar o que é a carta de crédito concedida ao consorciado contemplado. Para começar, explicaremos como funciona um consórcio. Vamos lá?
Como funciona o consórcio?
Com a formação do fundo, todos os integrantes devem pagar mensalmente a parcela estipulada. A cada mês, um ou mais participantes são contemplados por meio de sorteio realizado pela Loteria Federal ou por meio de lances. Esses contemplados recebem o montante estabelecido no contrato.
O aspecto interessante do consórcio é que todos os participantes têm chances de serem sorteados desde o primeiro mês. Dessa forma, é possível conquistar o bem desejado logo no início do plano.
Além disso, existe a possibilidade de acelerar o processo através de lances. Mas, afinal, o que é um lance? Trata-se de uma oferta de valor que adianta as parcelas do consórcio. O funcionamento é semelhante ao de um leilão: se a sua oferta estiver entre os maiores percentuais do grupo, você será contemplado.
Ao ser contemplado, após a aprovação na análise de crédito, o participante recebe a carta de crédito com o valor determinado no contrato. Por exemplo, se o consórcio for para a compra de um carro de modelo X, a carta de crédito permitirá a aquisição desse veículo tão planejado.
E o que é a carta de crédito?
Como mencionado anteriormente, a carta de crédito é o título concedido ao consorciado contemplado. Esse documento representa o valor necessário para a aquisição do bem. Em outras palavras, é o grande objetivo de quem participa do consórcio.
Por exemplo, ao aderir a um consórcio para adquirir um carro, o consorciado receberá a carta no valor correspondente ao do veículo simulado. Assim, poderá efetuar a compra do bem planejado.
Quais bens posso comprar com a carta de crédito?
Ao ingressar em um consórcio, é necessário escolher a modalidade que se deseja participar. Existem diversas opções, como consórcios de imóveis, carros, motos e até mesmo para reformas e construções.
Quando contemplado, a carta de crédito pode ser usada para adquirir bens relacionados ao tipo de consórcio escolhido, como:
- Veículos: carros, motos, quadriciclos, caminhões, ônibus, vans, Muncks, trailers e tratores;
- Equipamentos: máquinas agrícolas e embarcações;
- Imóveis: casas, apartamentos, terrenos urbanos, reformas ou construções.
Tudo isso depende de o valor da carta ser suficiente para a aquisição do bem desejado.
Se você ficou interessado em realizar um consórcio com o Santander, saiba que não é necessário ser correntista. Caso tenha interesse, aproveite para abrir sua conta agora mesmo!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.