Site ou aplicativo Meu INSS fora do ar: o que fazer 2024

Redação Teu
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Quando isso ocorre instabilidade no sistema do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS), serão afetadas tanto as páginas oficiais do Governo Federal quanto o aplicativo Meu INSS.

As causas da instabilidade podem ser muitas e é importante saiba o que fazer quando o sistema estiver inoperante.

Abaixo, veja detalhes sobre as últimas quedas do Meu INSS, quais serviços são afetados e como agir nessa situação.

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O que você lerá neste artigo:

Meu sistema INSS caiu hoje

Meu INSS pode estar fora do ar por instabilidade do servidor, atualizações ou excesso de acessos simultâneos. Para resolver, verifique sua conexão com a internet, atualize o aplicativo e tente acessar novamente após alguns minutos.

Conforme mencionado acima, isso normalmente ocorre por instabilidade nos serviços do gov.br, ao qual o Meu INSS está vinculado, juntamente com outros serviços.

Saiba mais: O que é especialização em extensão? O que levar e agendar

O sistema não completou o carregamento das informações, e tais problemas impactam muito na concessão e análise de benefícios, agendamento de exames médicos, consultas sobre agendamentos já realizados, atrasos na contratação de empréstimo, atualização de dados, entre outros serviços.

Quais serviços são afetados pelo INSS offline?

Acima mencionamos apenas alguns dos serviços afetados pelo colapso do sistema INSS, mas todos os serviços vinculados à plataforma gov.brdo Governo Federal, ficam offline durante o período de instabilidade.

Ou seja, a solicitação de previdência, os serviços da Receita Federal, Conecte SUS, Carteira de Trabalho Digital também estão fora de funcionamento.

Quem deseja emitir declaração de rendimentos para fazer a declaração do Imposto de Renda também é afetado.

Leia mais: Como agendar serviços no INSS

Ainda assim, o serviços com prazo a ser cumprido acabam sendo prejudicados pela inoperabilidade das plataformas.

Erros mais comuns e principais causas

Abaixo, confira os erros mais comuns na plataforma Meu INSS e por que eles ocorrem:

  1. INSS off-line: Conforme mencionado, a plataforma pode ficar offline por alguns minutos ou horas e isso independe do usuário. Este problema ocorre devido à manutenção ou instabilidade do próprio sistema;
  2. Consulta de margem: Este erro é comum e você não precisa se preocupar! O processo de atualização do sistema pode demorar alguns dias, o que pode resultar em indisponibilidade, mesmo após o usuário ter solicitado autorização para contratar o empréstimo;
  3. Crédito não devolvido: o sistema poderá indicar que o benefício foi pago, mesmo que o segurado não tenha recebido o valor em sua conta. Para resolver esse problema, faça login no Meu INSS; toque em “Nova solicitação” e depois em “Nova solicitação”; selecione a opção “Atualizações para manutenção de benefícios e outros serviços”; escolha a opção “Solicitar pagamento de benefício não recebido”;
  4. Não há créditos para o período informado: Se você procurou o extrato de benefício, mas não encontrou, é possível que isso tenha acontecido porque você não recebe esse tipo de benefício do INSS;
  5. Erro ao carregar a página: ocorre quando um usuário procura um serviço e a página não carrega. Pode ser instabilidade do sistema ou aquela página não existe mais;
  6. Ocorreu um erro ao buscar seus dados: o sistema não conseguiu encontrar seus dados. Neste caso, feche o aplicativo e reinicie o processo. Preste atenção no preenchimento dos dados;
  7. Benefício fica bloqueado pela concessão: durante a carência para solicitar o empréstimo, que se estende por 90 dias a partir da concessão do benefício, é possível que a pessoa se depare com a referida mensagem;
  8. Cadastro bloqueado: Isso ocorre devido a diversas tentativas consecutivas de acesso, ou quando alguém tenta acessar sua conta. Para recuperar sua conta, acesse “Esqueci minha senha” e siga os passos para recuperar o acesso;
  9. Desbloqueio para empréstimo não permitido: ocorre quando o segurado não tem benefício consignável por falta de solicitação ou carência de 90 dias. Verifique se o pedido foi efetuado, acompanhe o estado do pedido e esteja ciente de que o processamento pode demorar alguns dias;
  10. Não foi possível pesquisar seus créditos: Ao tentar visualizar o Extrato de Pagamento de Benefícios, você poderá encontrar esta mensagem. Esta situação pode indicar falta de informação atualizada ou sinalizar falha técnica ou falta de pagamento;
  11. Ocorreu um erro na sua solicitação: O sistema está possivelmente instável. É recomendado entrar no Meu INSS e refazer a operação;
  12. Erro ao capturar imagem: acontece quando você tenta acessar o aplicativo por meio de reconhecimento facial. É recomendado que você feche o aplicativo e tente novamente, sempre enquadrando o rosto no meio da câmera do celular. Caso o erro persista, informe sua senha e CPF.

Se algum desses erros ocorrer, é importante feche o aplicativo no seu celular, aguarde alguns minutos e abra-o novamente. Se você estiver no computador, feche o navegador e abra-o depois de um tempo.

Se o erro for do sistema, é fundamental aguardar o reset da plataforma, o que pode levar algumas horas ou até um dia.

Não consegui cumprir os prazos exigidos com o INSS fora do ar, e agora?

A Portaria Dirben/INSS 993, de 28 de março de 2022, estabelece que em caso de instabilidade no sistema, prazos são estendidos pelas próximas 24 horas no dia agendado.

Paulo Bacelar, diretor de processos administrativos do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) explica que a portaria se refere apenas a prazos, não garantindo a Data de Entrada do Pedido (DER) de um benefício.

Além disso, Bacelar afirma que a portaria não solicita comprovação dessa indisponibilidade e acrescenta:

“É aconselhável que o segurado[…]em caso de indisponibilidade do sistema [que] impedir que você realize algum serviço, tire fotos ou prints das informações na tela do seu computador e faça reclamação na Ouvidoria [do Gov.br]registrando o fato e guardando o número do protocolo para posterior apresentação.”

O Diretor do IBDP, Paulo Bacelar, finaliza dizendo que:

“É importante também que o interessado tente abrir uma tarefa para a aplicação pretendida através do telefone 135, para posteriormente reunir a documentação necessária quando o sistema estiver disponível. Assim, pelo menos eu não perderia o DER.”

O que fazer quando meu INSS estiver fora do ar

Quando o Meu INSS está fora do ar, o problema pode ser geral ou particular. Portanto, é importante seguir as recomendações abaixo:

Verifique a conexão

Assim que você perceber que não está conseguindo se conectar ao Meu INSS, o primeiro passo é verifique sua internet.

Às vezes você pode ter perdido a internet sem perceber, devido a uma interrupção momentânea ou manutenção realizada pela empresa que lhe fornece a internet.

Procure a versão atualizada do aplicativo

Aplicativo desatualizado pode ser o motivo pelo qual você não consegue acessar os serviços do Meu INSS.

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Acesse a loja de aplicativos do seu celular e Certifique-se de ter a versão mais recente instalada. Caso contrário, atualize e tente novamente acessar o sistema INSS.

Aguarde para tentar novamente quando houver sobrecarga de acesso

Durante a divulgação dos resultados do Enem, quando muitas pessoas acessam o sistema ao mesmo tempo, ou durante a liberação de pagamentos em massa, o sistema Meu INSS pode ficar sobrecarregado.

Nestas circunstâncias, é Melhor esperar um momento para tentar novamenteevitando possíveis problemas devido à alta demanda e congestionamento do servidor.

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Como posso ser atendido enquanto o site e o app não estão com backup?

A seguir, confira como você pode ser atendido pelo INSS caso o aplicativo ou site esteja fora do ar!

Contato por telefone ou pessoalmente

Se notar que o problema não é particular, não é falta de conexão ou aplicativo desatualizado, é importante entre em contato através Telefone do INSSem número 135ou compareça em uma unidade próxima à sua residência.

O horário de atendimento telefônico Acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília) e funcionários do INSS estarão à disposição para tirar suas dúvidas.

Nas agênciaso atendimento sem agendamento prévio é realizado após realização de triagem na unidade escolhida.

Importante: Durante o atendimento, não esqueça de guardar seu número de protocolo para acompanhar sua solicitação.

Saiba mais sobre os benefícios do INSS e outros temas de seu interesse, inscreva-se através do formulário aqui e receba nossos destaques semanais por e-mail.

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Perguntas frequentes

Como lidar com a instabilidade do Meu INSS?

Nessas circunstâncias, é importante verificar sua conexão com a internet, bem como verificar se a versão mais recente do Meu INSS está instalada no seu celular. Também é recomendado aguardar um momento para tentar novamente, pois pode haver alta demanda e congestionamento do servidor.

O que é o meu INSS?

Meu INSS é uma plataforma online para facilitar a vida do beneficiário. No site ou app, você pode acessar mais de 90 serviços da previdência social, a qualquer hora do dia, gratuitamente.

Como acessar o Meu INSS?

Você pode acessar o Meu INSS online, acessando o site ou aplicativo. Para ter acesso aos serviços, basta se cadastrar escolhendo uma das opções disponíveis, como CPF, internet banking, etc.

Como faço para marcar consulta pelo Meu INSS?

Para agendar pelo Meu INSS, basta fazer login e, na página inicial, clicar em “Novo Pedido”. Insira o serviço que pretende, siga as instruções e faça a sua marcação.

Bianca Vieira

Bianca Vieira Bianca VieiraBianca Vieira

Bianca é uma publicitária com expertise em planejamento e produção de conteúdo. Começou na meutudo através de Customer Experience, onde se tornou especialista em crédito consignado, agora utiliza seus conhecimentos na equipe de SEO & Conteúdo como Redator. Mãe de Bené (gato), adora música e é artesã nas horas vagas.

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