o que é, para que serve e como pagar

Redação Teu
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Fatura não registrada é uma cobrança que não foi registrado pelo sistema bancário do emissor.

Anteriormente, só no momento do pagamento é que o banco tomava conhecimento da emissão deste documento de cobrança.

Para entender melhor, leia o artigo a seguir para saber mais detalhes sobre o assunto e incluindo como evitar fraudes com boletos de pagamento.

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O que você lerá neste artigo:

O que é uma fatura não registrada?

Uma fatura não registrada é aquela que não passa por nenhum sistema de cobrança antes de ser pagoPortanto, não pode ser rastreado, comprometendo assim a segurança.

Neste tipo de fatura, os dados do comprador, o valor do produto e o prazo de validade não foram repassados ​​aos bancos.

Saiba mais: Como pagar uma fatura via Pix?

Assim, quando a letra não é registrada, a falta de registro nos casos de padrão não permite o protesto da dívida.

Esse tipo de projeto de lei ainda existe?

Por razões de segurança, Não existe mais uma forma de pagamento não cadastrada. Este tipo de documento foi extinto pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Saiba também: Como posso ver se a fatura foi paga?

Atualmente, as empresas Eles só podem usar a fatura registrada para suas cobranças. Esse método é mais seguro e proporciona previsibilidade de receitas e recebimentos ao fluxo de caixa da instituição.

Com a fatura registrada, assim que realizada a emissão, todos os dados de pagamento são computados nos sistemas da instituição.

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Como identificar uma fatura não registrada?

Para identificar se um título está registrado ou não Será necessário observar algumas características como:

  • No código de barras, a sequência que aparece no topo da nota deve ser a mesma mostrada na parte inferior. Os três primeiros números representam o código da instituição que emitiu
  • Preste atenção em como a fatura foi recebida. Desconfie se receber uma fatura via WhatsApp de um número desconhecido, por exemplo
  • Analise os dados, valor e informações descritos. Uma fatura não registrada geralmente contém informações incorretas

Diferença entre boleto cadastrado e não cadastrado

Abaixo estão algumas diferenças entre um boleto registrado e um boleto não registrado:

  • O boleto cadastrado é automaticamente registrado no banco emissor. Se o seu cliente não pagar a conta, a conta poderá ser protestada
  • Toda fatura cadastrada deverá conter nome, endereço e CPF/CNPJ de quem deverá efetuar o pagamento
  • Boleto não registrado é documento de cobrança que não está cadastrado no sistema do banco emissor
  • Caso a pessoa não receba em sua conta o valor cobrado via boleto não cadastrado, será necessário entrar em contato com o cliente e encaminhar nova cobrança.

Recebi uma fatura não registrada, e agora?

Se você receber uma fatura não registrada, Você deve entrar em contato com a empresa que emitiu a fatura e relate o que aconteceu.

Só é possível pagar contas cadastradas no sistema bancárioisto é, conhecimento da instituição financeira.

Saiba mais: Como pagar uma conta/fatura pelo celular de forma prática

Ao receber rapidamente uma fatura emitida, pode demorar alguns minutos para que a conta seja registrada. Nesse caso, Aguarde alguns instantes e tente efetuar o pagamento.

Como evitar fraudes em contas?

Golpes de contas são muito comunsprincipalmente com o uso de e-mails e aplicativos de mensagens.

Os golpistas se apropriam da tecnologia para emitir faturas falsas em nomes de empresas e encaminhá-los para as pessoas que acabam fazendo pagamentos aos criminosos.

Leia também: Alguém com nome sujo pode parcelar uma fatura?

Esse tipo de golpe é muito conhecido e se chama golpe de conta falsa. Acompanhe abaixo como evitar e identificar esses tipos de golpes.

1- Cuidado com faturas enviadas por e-mail, WhatsApp, SMS ou redes sociais. Concordar em receber faturas quando devidamente solicitadas.

2- Verifique se os dados da fatura estão corretos e correspondem ao serviço, produto ou compra realizada.

3- Confirme se o beneficiário da fatura é a empresa ou pessoa que você espera.

4- Verifique se o endereço de e-mail ou telefone que enviou a fatura é realmente confiável.

5- Ao confirmar o pagamento por qualquer meio, após leitura ou digitação do código de barras, verifique se o valor é o mesmo descrito na fatura.

Fique sempre atento! Os golpistas estão sempre procurando novas maneiras de cometer crimes. Portanto, preste sempre atenção na hora de efetuar um pagamento.

Como emitir uma fatura registrada?

Para emitir um boleto registrado é necessário ter um cadastro em instituição financeira que ofereça serviços de emissão de boletos cadastrados.

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Bancos, fintechs ou empresas especializadas em soluções de pagamentos geralmente oferecem esse tipo de serviço, principalmente para MEIs e empresas.

A pessoa só precisa acessar a plataforma de emissão de bilhetesfornecer informações como valor da fatura, data de vencimento e dados do pagador.

O que fazer quando a fatura não é registrada?

Somente poderão ser pagas contas cadastradas no sistema bancário. Se a fatura não estiver registrada, talvez você não consiga efetuar o pagamento.

Como já explicamos, às vezes, quando a fatura é emitida imediatamente, o registro pode levar alguns minutos para aparecer no sistema, então você deve esperar um pouco.

Quando após um período você confirmar que o título não está efetivamente registrado, o ideal é entre em contato com a instituição quem enviou a fatura, informar o fato e solicitar fatura registrada.

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Perguntas frequentes

Quanto tempo leva para registrar uma fatura?

O registro de uma fatura geralmente leva alguns segundos, mas às vezes o sistema bancário pode demorar mais, algumas horas ou minutos, para registrar.

Qual a diferença entre boleto bancário registrado e não registrado?

O boleto cadastrado é automaticamente registrado no banco emissor. Uma fatura não registrada é um documento de cobrança que não está registrado no sistema. Na fatura registrada, caso a pessoa não efetue o pagamento, poderá ser protestado. Esta ação não ocorre quando o título não é registrado.

Como faço para registrar uma fatura?

Para emitir boleto cadastrado é necessário estar cadastrado em uma instituição financeira que ofereça serviços de emissão de boleto cadastrado. Bancos, fintechs ou empresas especializadas em soluções de pagamentos geralmente oferecem esse tipo de serviço principalmente para MEIs e empresas.

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