como funciona, prazo e como fazer

Redação Teu
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Você fez uma compra online e quando o produto chegou em casa percebeu que precisaria trocá-lo ou devolvê-lo?

Nessa situação, muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o estorno no cartão de crédito, para não perder o dinheiro.

Portanto, neste artigo você entenderá como funcionam os reembolsos de cartão e em em quais momentos você pode fazer essa solicitação.

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O que você lerá neste artigo:

O que significa “estorno de cartão de crédito”?

Um estorno de cartão de crédito ocorre basicamente quando vocêrecuperar o dinheiro que você gastou em uma compra feito com seu cartão de crédito.

Isso pode acontecer por diversos motivos, como quando o produto não chegou, estava com defeito ou a compra foi feita por engano.

Dessa forma, você não precisa pagar por algo que não recebeu ou que está errado.

Alguma coisa muda entre as compras online e presenciais?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), quem faz compras online tem até 7 dias corridosa partir da data de recebimento ou compra do produto, para decidir se deseja continuar com o item ou devolvê-lo e solicitar o reembolso.

O reembolso para compras realizadas pessoalmente, em lojas físicas, pode variar de acordo com cada estabelecimento.

Quem pode solicitar estorno de cartão de crédito?

Qualquer pessoa que fez uma compra com cartão de crédito pode solicitar o reembolso, desde que siga algumas regras de reembolso estabelecidas por lei.

Se você comprou algo online ou em uma loja física, Você tem o direito de solicitar um estorno de cartão de crédito se:

  • O produto está com defeito e não pode ser reparado dentro de 30 dias
  • A quantidade recebida é diferente da indicada na embalagem
  • A oferta anunciada não foi cumprida

Estas são algumas situações gerais que permitem solicitar um reembolso. Além dessas, existem regras específicas dependendo se a compra foi feita online ou pessoalmente, como visto no tópico anterior.

Como funciona um estorno de cartão de crédito?

Um estorno de cartão de crédito funciona como um devolução do valor pago em uma compra.

Para isso, é necessário entrar em contato com a loja onde realizou a compra e explicar o problema. A loja tentará resolver a situação e, se for o caso, autorizará o reembolso. Em alguns casos, pode ser necessário devolver o produto antes que o reembolso possa ser processado.

Após a loja autorizar o reembolso, ela comunica à administradora do cartão de crédito. O administrador então verifica as informações e processa o reembolso. Este processo pode demorar alguns dias.

Saber mais: Tudo o que você precisa saber sobre o cartão de crédito consignado

O valor reembolsado aparecerá na fatura do seu cartão de crédito, geralmente como crédito. Caso a fatura já tenha sido paga, o valor será descontado na próxima fatura.

É importante lembrar de guarde todos os recibos e comunicações para rastrear o processo e garantir que o estorno seja feito corretamente.

Como funciona o estorno do cartão de crédito na compra parcelada?

Quando você faz uma compra parcelada e solicita o reembolso, o valor total do produto ou serviço É reembolsado de uma só vez na sua fatura.

Por exemplo, se você comprou algo por R$ 500,00 parcelado em 5 vezes, o reembolso será de R$ 500,00 na fatura em aberto após a solicitação.

Isso significa que os valores da parcela realizada aparecerão nas faturas subsequentes, que no caso do exemplo seria de R$ 100,00.

Consulte Mais informação: Descubra como parcelar sem usar cartão de crédito

Apesar disso, o preço total da compra já foi reembolsado. Portanto, na hora de pagar as próximas faturas, mesmo que você tenha o valor da parcela, o O valor que foi reembolsado não sairá do seu bolsomas pode ser usado para outras compras realizadas no cartão.

Quando posso solicitar um estorno de cartão de crédito?

Como mencionamos anteriormente, existem vários motivos para solicitar um reembolso:

  • O prazo de entrega não foi cumprido
  • O produto não é igual ao anunciado
  • Faturamento indevido (suspeita de fraude)
  • O preço cobrado pelo produto é diferente do anunciado
  • Se o produto, que está dentro do período de garantia, apresentar defeito e não for reparado no prazo de 30 dias

Importante: Caso a compra seja cancelada e o nome do cliente fique negativado por falta de pagamento, ele deverá entrar em contato com o serviço de atendimento do fornecedor e solicitar a exclusão de seu nome do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, o que deverá ser feito em até 5 dias úteis.

Como reverter compras com cartão de crédito?

A solicitação de reembolso de cartão de crédito ou compra à vista deverá ser feita em loja ou site em que o produto foi adquirido, ou pela administradora do cartão, caso o estabelecimento não responda.

Em ambos os casos, você deve explique o que aconteceu e por que você deseja solicitar um reembolso.

Após avaliação, o valor reembolsado vai para a empresa onde você utilizou o cartão de crédito no momento da compra.

A empresa envia para a bandeira do cartão, que irá validar o pedido e, por fim, a operadora devolve o dinheiro da compra.

Vale ressaltar que, nas compras feitas fora do Brasil, também é possível ter direito para reembolsar o imposto.

Como o reembolso aparece na fatura?

O reembolso aparece na fatura do seu cartão de crédito como uma entrada entre suas compras. Dependendo do tipo de cartão de crédito, o estorno pode ocorrer identificado como:

Reembolso + (nome da loja/vendedor)

Crédito + (nome da loja/vendedor)

Além disso, o valor revertido pode aparecer com um sinal de número negativo na frenteentão você sabe que não é uma cobrança, mas sim um crédito que será subtraído do total da sua fatura.

Como é feito o reembolso em caso de fraude?

O número de fraudes é crescente e as técnicas para enganar os consumidores também estão sendo aprimoradas pelos criminosos.

Caso o consumidor não reconheça determinada compra em sua fatura, deverá entrar em contato com a operadora do cartão, explicar a situação e pedir o dinheiro de volta.

Mesmo nos casos em que o cliente não tenha proteção contra perda e roubo, é obrigação da operadora suspender cobrança indevida informado pelo cliente.

De acordo com o parágrafo único do artigo 42 do CDC, o consumidor que tiver que efetuar o pagamento por não ter sido atendido pela operadora terá o valor reembolsado em dobro:

Parágrafo único. O consumidor cobrado em valor indevido tem direito à devolução do valor indevido, em valor igual ao dobro do valor pago a maior, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo erro justificável.

Em todos os casos de golpes, é importante ir à delegacia para registrar uma denúncia Relatório policial ou realize o procedimento online.

Qual é o prazo para reembolso de cartão de crédito?

Além de solicitar o reembolso, é importante saber quanto tempo leva um estorno no cartão de crédito. O estorno pode acontecer dentro de 24 horasapós a loja confirmar o cancelamento da compra.

No entanto, este período pode estender para 15 diaspois depende da empresa responsável pela máquina de cartão.

Além disso, ainda é necessário que a operadora do cartão confirme o estorno após receber a notificação da maquininha de cartão.

Saber mais: O que é um CVV de cartão de crédito? Onde está e para que serve

O reembolso poderá aparecer na próxima fatura ou na seguinte, o que leva em média 45 diasmas, em qualquer caso, é importante estar atento.

E se o reembolso for negado?

Caso o reembolso esteja dentro do exigido por lei e o produto devolvido esteja em seu estado original e sem uso, a solicitação não poderá ser negada, pois é garantida pelo CDC.

Mas caso ocorra a negativa, é necessário entrar em contato com a operadora do cartão, que poderá auxiliar no processo, enviando recibos e outros documentos.

Além disso, se a negação persistir, o PROCON da sua região deve ser acionado, pois é o órgão responsável pela aplicação dos direitos do consumidor.

Como recebo o reembolso de um cartão de crédito cancelado?

Nos casos em que a solicitação de reembolso for para um cartão de crédito cancelado, a operadora poderá realizar o reembolso de duas formas.

Caso haja saldo devedor em outro cartão da mesma operadora, a empresa poderá reembolsar a fatura desse outro cartão.

Leia também: Juros, taxas, valor e cálculo do cartão de crédito

Agora, caso um novo cartão tenha sido emitido, seja por vencimento ou melhoria, o valor poderá ser reembolsado na fatura atual do cartão.

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Perguntas comuns

Qual é o prazo para reembolso de cartão de crédito?

Todas as etapas do processo de estorno podem levar até 45 dias para serem concluídas. No entanto, alguns credores realizam esta ação em até duas faturas após o pedido.

Como é feito um estorno de cartão de crédito?

O cliente deverá entrar em contato com o site ou loja e explicar o motivo da solicitação de reembolso. Feito isso, você deve aguardar a solicitação passar por algumas etapas até que o reembolso seja liberado. Caso o estabelecimento recuse, o cliente deverá entrar em contato com a operadora do cartão.

O que acontece quando você recebe um estorno de cartão de crédito?

Uma ou mais compras são canceladas e os valores gastos são devolvidos à fatura em forma de crédito.

É possível reembolsar uma compra parcelada no cartão de crédito?

Sim! Os valores são devolvidos integralmente à fatura em forma de crédito e o limite do cartão é restabelecido.

Como funciona o estorno do cartão de crédito para compras parceladas?

Quando você solicita o reembolso de uma compra parcelada no cartão de crédito, o valor total da compra é reembolsado de uma só vez na sua fatura. Você pode pedir o adiantamento de todas as parcelas ou continuar pagando mês a mês, utilizando o crédito de restituição para descontar essas parcelas.

Letícia Jordão

Letícia Jordão Letícia JordãoLetícia Jordão

Letícia é formada em Marketing e atua como redatora desde 2018. Ela adora consumir conteúdo sobre educação financeira e escreve no meutudo para simplificar a vida de quem busca crédito. Nas horas vagas gosta de ir à praia, visitar cafés fofos e inventar moda com crochê e tricô.

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