10 dicas para sua Black Friday não virar Black “Fraude”

Redação Teu
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ASexta-feira Negra 2022está chegando, será nesta sexta-feira (25/11), e para aproveitar essa data sem dores de cabeça é preciso ter cuidado redobrado. Isso porque o período de oferta também é quando aumentam as armadilhas para quem compra online.

O que é a Black Friday?

É uma venda que acontece em todo o mundo uma vez por ano, sempre na última sexta-feira de novembro. Surgiu nos Estados Unidos, daí a palavrasexta-feiraque é sexta-feira em inglês.

Mas, como saber se não está tendo problemas na hora de adquirir um produto?

Como evitar problemas na Black Friday 2022?

A Black Friday pode ser uma ótima oportunidade para adquirir um produtomais barato. Mas, para isso, é importante estar atento a todos os detalhes antes de comprar.

Isso porque o Procon recebevárias reclamaçõesproblemas naquela época. Entre as mais frequentes estão, por exemplo, a maquiagem de preços, que é quando os lojistas aumentam o valor dos itens às vésperas da Black Friday para simular um desconto.

Confira algumas dicas para evitá-los.

1. Pesquise e compare preços com antecedência.

Comece a monitorar o preço do produto que deseja comprar com meses de antecedência. Compare entre diferentes lojas virtuais e físicas. Alguns sites ajudam você a fazer isso sem nenhum custo. Assim você saberá se a oferta da Black Friday vale a pena ou é uma farsa.

2. Fique de olho na reputação da loja.

Dê preferência às lojas que você já conhece e confia. Se você estiver interessado em um produto de um site no qual nunca comprou, pesquise primeiro. A experiência de outros usuários pode ajudá-lo a decidir se vale a pena comprar na loja.

3. Veja se o site é seguro.

Uma forma de saber se um site é seguro é clicar no cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou na parte inferior da tela.

O endereço da loja virtual deve começar com Além disso, o site deve exibir o CNPJ da empresa (ou o CPF do responsável), o endereço físico e/ou eletrônico da loja.

Também deve haver um canal de atendimento disponível, chamado Atendimento ao Consumidor (SAC).

4. Evite fazer compras online em computadores compartilhados.

Não faça compras on-line em locais com computador ou internet compartilhados, como cibercafés, cibercafés ou redes públicas.

As máquinas podem não estar protegidas o suficiente para impedir que alguém tenha acesso aos seus dados.

5. Acredite apenas no que você vê.

Ao receber um produto, avalie o estado da mercadoria antes de assinar o recebimento. Desta forma, você pode devolver o que comprou se não estiver em boas condições.

6. Cuidado com preços muito baixos.

Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, SMS ou redes sociais, principalmente se forem de lojas que você não conhece. Preços muito abaixo da média podem ser indícios de fraude.

7. Estabeleça um limite de gastos.

Faça uma lista dos produtos ou serviços que deseja comprar e estabeleça um limite para gastar com eles. Dessa forma você evita gastar mais do que o esperado, o que pode gerar dívidas.

8. Controle sua excitação.

O que é oferecido como uma “grande oferta” pode ser apenas uma isca. Se o preço estiver muito desproporcional, tome cuidado e analise o site com calma.

A empolgação pode atrapalhar, então fique tranquilo e antes de realizar uma compra procure sinalização para ter certeza de que é um local seguro.

9. Não clique em links suspeitos.

Cuidado com anúncios em redes sociais ou portais, pois muitos deles podem ser falsos. Principalmente na Black Friday, onde a procura por ofertas é maior.

Não faça sua compra diretamente pelo link. Verifique o nome do site e digite-o em seu navegador. Não se esqueça de verificar previamente se é um site seguro.

10. Pesquise pela reputação do site.

Antes de realizar uma compra, digite o nome da empresa que você está oferecendo e procure pelo nome da empresa no seu portal de busca e procure por portais que avaliem a reputação dessas empresas, como o Reclame Aqui, por exemplo.

Comprei na Black Friday e era Black “Scam”, e agora?

Para qualquer data promocional comercial aplicam-se as regras previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990). Isto também se aplica a compras online.

Caso tenha algum problema na compra, o primeiro passo é procurar o Procon mais próximo de você. Em alguns casos, você também pode registrar reclamações online.

Um canal que ajuda a resolver conflitos é oconsumidor.gov.br. Este serviço público permite falar com a empresa sem necessidade de processos administrativos ou judiciais.

Basta verificar se a empresa está cadastrada no site, se cadastrar e deixar sua reclamação. A empresa tem até 10 dias para analisar e responder.



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