O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) É a principal autoridade que concede benefícios previdenciários aos brasileiros, como aposentadorias, benefícios e pensões.
Assim como qualquer empresa, o órgão disponibiliza canais de comunicação para que os beneficiários possam fazer reclamações e denúncias.
Se você tiver algum problema relacionado ao INSS, poderá fazer reclamação sem sair de casa pelo Ouvidoria do INSS. Confira abaixo como usar este canal.
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O que você lerá neste artigo:
O que é a Ouvidoria do INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como qualquer órgão governamental, também pode receber reclamações e denúncias.
A ouvidoria do INSS é o canal de atendimento exclusivo para a opinião dos beneficiários, especialmente para tratar de situações que não foram resolvidas pelo atendimento habitual.
Confira: Calendário de pagamentos do INSS 2023
Criada pelo Governo Federal, a ouvidoria do INSS deve receber reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios referentes ao órgão.
Para os segurados que aderiram ao pedido de revisão e necessitar de apresentar reclamação, pode reclamar junto do Conselho de Recursos da Segurança Social (CRSS).
Como funciona o ombudsman?
Já sabemos que a ouvidoria do INSS serve para ouvir e registrar todas as reclamações feitas pelos segurados.
Para fazer uma reclamação, você pode usar o site, aplicativo, telefone ou correio.
Também é possível obter atendimento presencial, através agendamento – o que pode ser feito pelo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.
Lembrar: A ouvidoria do INSS é um canal para solicitações e reclamações não atendidas, e não para solicitação de benefícios ou quaisquer serviços do Instituto.
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Qual o telefone da Ouvidoria do INSS?
Para entrar entre em contato com a ouvidoria do INSS por telefone, basta ligar número 135uma Central de Atendimento que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.
Ao ser atendido, basta solicitar que a chamada seja transferida para o setor de ouvidoria.
A Ouvidoria do INSS possui WhatsApp?
O Ouvidoria do INSS não fornece atendimento via WhatsApp. Os únicos meios oficiais de atendimento são o Portal Meu INSS e o telefone do INSS, 135.
A agência garante que não solicita documentos e informações pessoais por meio de mensagens de texto, aplicativos ou terceiros.
Portanto, recomenda-se atenção redobrada ao realizar solicitações on-line, para evite cair em golpes ou fraudeso que pode causar grande desgaste.
Como fazer uma reclamação ao INSS?
Para formalizar reclamação na Ouvidoria do INSS É bem simples. Confira abaixo as etapas para registrar sua reclamação online:
- Acesse o site Fala.BR do governo federal;
- Selecione o tipo de comentário (denúncia, reclamação, sugestão, etc.);
- Acesse sua conta gov.br;
- Registrar a reclamação;
- Revise e conclua o procedimento.
Estes são os passos para registrar uma reclamação ou comentário na ouvidoria do INSS. Confira as instruções passo a passo detalhadas abaixo.
Acesse o site Fala.BR
O Site Fala.BR e o canal oficial do governo receber reclamações, além de poder registrar elogios, sugestões e reportar irregularidades.
Escolha o que você quer fazer
Neste momento, você deve escolher se deseja fazer uma denúncia, uma reclamação, um elogio ou uma sugestão.
Identifique-se
Você pode fazer login pelo site Fala.BR, através do Login Único do Governo Federal. Se desejar, você pode continuar sem se identificar.
Faça sua reclamação
Nesta fase, selecione o órgão sobre o qual você registrará a reclamação, no caso, o INSS. Em seguida, escolha o assunto que melhor identifica a reclamação em questão.
Agora, você deve descreva o evento com o máximo de detalhes possível: local do incidente, nomes das pessoas envolvidas, entre outros.
Saiba mais: Senha Gov.br: como recuperar, fazer uma nova e alterar o acesso
Se você tiver anexos que justificam, comprovam ou ajudam de alguma forma para ilustrar sua reclamação, você também pode incluí-los.
Revise e conclua sua reivindicação
Por fim, leia se todas as informações inseridas estão corretas e conclua o envio da reclamação.
Vale lembrar que o centro Serviço INSS também disponibiliza acesso à ouvidoria, mediante solicitação do titular durante a ligação.
Leia também: Como simular aposentadoria no Meu INSS pelo celular 2023
Basta solicitar o encaminhamento à Ouvidoria do INSS e registrar a reclamação com o auxílio de um atendente.
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Como denunciar ao INSS?
É possível fazer um denúncia anônima INSSassim como é possível fazê-lo identificando-se. Confira o passo a passo para fazer um relatório:
- Acesse o site fala.BR;
- Clique na opção “Ouvidoria” no lado direito da tela;
- Selecione entre as opções disponíveis a alternativa “Reclamação”;
- Escolha entre as opções, “Login fala.br”, “Login gov.br” ou “Denuncia anônima”;
- Agora, para fazer uma nova denúncia, clique em “nova reclamação”;
- Nesta etapa, insira as informações solicitadas:
- Bola;
- Órgão para o qual deseja enviar sua manifestação;
- Descrição do assunto;
- Relatório;
- Anexos de apoio;
- Local do evento;
- Nomes envolvidos no ocorrido.
- Clique em “Avançar” e siga as demais orientações citadas para concluir o registro da sua reclamação.
Viu como é fácil registrar uma reclamação na ouvidoria do INSS?
Devo denunciar um aposentado por invalidez para o trabalho?
Sim, a denúncia de aposentado por invalidez trabalhando enquanto recebe o benefício é válida e deve ser feita diretamente ao órgão.
Para denunciar casos suspeitos, basta ligar para a central de atendimento 135 e informar que deseja relatar atividades suspeitasou acesse o portal gov.br, na aba Previdência Social.
Importante: Todas as informações fornecidas são mantidas em sigilo, o que significa que a denúncia é registrada de forma anônima.
Como posso dar seguimento à minha reclamação ou denúncia?
Ao finalizar sua reclamação, o sistema gera um código de manifestaçãocuja função permite visualizar o andamento do procedimento.
Se a sua reclamação for feita por telefone, não se esqueça de solicite este código ao especialista que o atende.
Através Site do Ministério da Segurança Socialvocê pode monitorar o andamento de sua reclamação ou denúncia. Confira as etapas:
- No site, onde aparece a pergunta: “Já tem alguma reclamação registrada na Ouvidoria?”, selecione a resposta “Sim”;
- Digite o código da manifestação;
- Digite o código que aparece na imagem no final da página;
- Por último, clique em “Pesquisar”;
- Confira os detalhes da sua manifestação.
Com o código em mãos, você também pode solicitar progresso por chamada para a central de atendimento 135.
Entenda os status do histórico
Para acompanhar o andamento do processo É necessário compreender o estatuto histórico. Dentro do sistema da Ouvidoria do INSS, site que postamos anteriormente, é possível ver a situação.
Dentro da aba “Histórico”, você encontrará a coluna “Status”, lá você poderá ver o que está sendo feito pela agência.
Descubra os seguintes status:
Status “Aceito”
Seu processo foi registrado e aguarda análise.
Status “Em revisão”
Significa que o processo já passou por análise inicial e está nas mãos da equipe técnica da Coordenação Geral da Ouvidoria da Previdência Social.
Status “Encaminhado para Área de Resolução Técnica”
Seu processo foi encaminhado ao setor responsável para análise da questão.
Status de “Revisão de Resposta”
Seu processo está em análise para que a resposta possa ser disponibilizada para você.
Status “Concluído”
Com o status “Concluído”, agora é possível conferir a resposta dada pela Ouvidoria do INSS.
Existe prazo para o INSS responder à solicitação?
O Prazo de resposta da ouvidoria do INSS Demora, em média, 30 dias corridos para responder à sua reclamação, denúncia ou solicitação feita por este meio.
Você pode consultar quando quiser pelo site do Ministério da Previdência Social e pelo telefone do INSS (135), de segunda a sexta, das 7h às 22h, horário de Brasília.
E se o INSS não responder à reclamação?
Caso o seu processo demore mais que isso, sugerimos que você procure orientação especializada do INSS ou busque seus direitos em um especialista em direito previdenciário.
Um advogado especializado em questões de segurança social irá orientá-lo na tomada das medidas legais adequadas, se aplicável.
Oportunidade: Portabilidade Consignada
Portanto, se necessário, um processos judiciais contra o INSS para garantir que seus direitos sejam respeitados.
Agora que você já sabe como funciona a ouvidoria do INSS, meios de contato e como fazer o acompanhamento, continue aprendendo com o conteúdo do meutudo!
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Perguntas frequentes
Quero denunciar uma pessoa ao INSS, como faço?
Para denunciar uma pessoa ao INSS por algum tipo de irregularidade relacionada ao órgão, você pode registrar uma denúncia anônima pela central de atendimento 135. Basta ligar e pedir para ser transferido para a Ouvidoria para fazer a denúncia.
Qual o prazo para resposta da Ouvidoria do INSS?
Em média, a Ouvidoria do INSS leva 30 dias para responder à sua reclamação.
É possível fazer denúncias ou reclamações anonimamente?
Sim, o INSS permite que qualquer cidadão faça denúncia de forma anônima.
Uma denúncia anônima ao INSS pode ser descoberta?
Não. O cidadão que faz denúncia anônima ao INSS está legalmente protegido conforme legislação do órgão.
Como saber o resultado de uma reclamação da ouvidoria do INSS?
Para saber o resultado de uma reclamação na ouvidoria do INSS, o cidadão deverá utilizar o código de manifestação, gerado no momento do seu cadastro. Por meio desse código, eles podem conferir o andamento do processo no site do Ministério da Previdência Social ou pelo telefone 135 do INSS.
Lisandra Pinheiro
Lis é formada em literatura, apaixonada por arte em todas as formas, principalmente leitura e escrita. Começou na meutudo como analista de Customer Experience, onde aprendeu muito sobre o mercado de crédito e hoje aplica esse conhecimento como redator na área de SEO. Nas horas vagas adora tomar um café e ler um bom livro.
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