número e horário de atendimento no 135

Redação Teu
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A central telefônica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) abrange não apenas os aposentados e pensionistas, mas todos os cidadãos em geral.

Por isso, o Telefone INSS tem sido um dos canais mais utilizados durante a pandemia.

Saiba como utilizar o centro e conheça todas as informações, horários de funcionamento e serviços oferecidos no Telefone INSS 135.

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O que você lerá neste artigo:

O que é o INSS?

O Instituto Nacional do Seguridade Social (INSS) é um órgão federal responsável por administrar o pagamento de pensões, pensões por morte, auxílio-doença, auxílio-maternidade e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros que contribuem para a Previdência Social.

O INSS é essencial para a proteção social dos trabalhadores e de seus dependentes.

Qual é o número oficial do INSS?

O número oficial do INSS para serviço público é 135. Este é o principal canal de atendimento telefônico para quem deseja obter informações sobre benefícios, agendar consultas presenciais ou esclarecer dúvidas gerais sobre os serviços prestados pelo INSS.

E qual é o meu número do INSS?

O Meu INSS não possui um número específico como o 135, que é o telefone de atendimento do INSS. O acesso à plataforma é feito pela internet, seja pelo site oficial ou pelo aplicativo mobile.

Porém, o telefone 135 pode ser utilizado para obter ajuda sobre como usar o “Meu INSS” e solucionar possíveis dúvidas ou problemas de acesso.

Tudo sobre a central telefônica 135 INSS

O atendimento do centro funciona pelo telefone 135 e atende das 7h às 22h, de segunda a sábadode acordo com o horário de Brasília.

Este é o único canal telefônico oficial do INSS, o número anterior: 0800 728 0191 está desativado.

Entrar em contato com o centro é muito simples! Para usuários de telefone fixo ou público (telefone público), a chamada para o número 135 é gratuita. Para celulares, é cobrado o valor das ligações locais.

Veja também: Beneficiários terão até 15 linhas para fazer remessas

Para utilizar a central telefônica do INSS, basta discar, aguardar triagem eletrônica e você será encaminhado para atendentes humanos.

Fora do horário de funcionamento, apenas está disponível suporte eletrónico. Caso a ligação seja interrompida, a recomendação do INSS é que o cidadão volte a insistir.

Quem pode receber atendimento pelo telefone do INSS?

Qualquer beneficiário do INSS pode ser atendido ligando para o número 135.

Através deste canal é possível acessar qualquer serviço relacionado ao Titular do CPF vinculada à Previdência Social.

Se você tiver alguma dúvida sobre como este serviço pode ser utilizado, temos um exemplo de como este serviço pode ser utilizado:

Joana é aposentada do INSS e precisa verificar com urgência se seu benefício está disponível para empréstimos, mas Joana não tem internet em casa e só consegue se comunicar por telefone.

Neste caso, Joana pode ligar para o 135 para saber a situação do seu benefício.

Após passar os seus dados ao atendente, Joana terá em mãos as informações necessárias, após alguns minutos de atendimento, tudo no conforto da sua casa.

Quais dados são necessários para o serviço?

Tal como acontece com a maioria das chamadas telefónicas, é importante ter fácil acesso a alguns documentos para identificação no centro, tais como:

É muito importante lembrar: INSS não solicita senhas nem dados financeiros sigilosos.

Serviços oferecidos por telefone

Pelo telefone você pode acessar diversos serviços, tanto de autoatendimento quanto com atendimento humano.

Todos os serviços disponíveis no Portal Meu INSS também estão disponíveis por meio do chamado.

No menu do telefone INSS, três opções estão disponíveis onde você pode escolher entre:

Digitando 1: Você pode falar diretamente com um atendente para obter informações, agendar exame, solicitar benefício, cadastrar-se na Previdência Social, alterar dados cadastrais ou emitir certidões.

Digitando 2: É possível consultar data e horário de um exame agendado, obter o resultado de uma solicitação de revisão de benefício ou solicitação de CTC ou saber a situação do benefício.

Saiba também: Como recuperar minha senha do INSS

Digitando 3: É possível fazer elogios, reclamações ou denúncias, que serão encaminhadas à Ouvidoria.

Reagendamento de perícias durante a pandemia

A perícia médica é procedimento obrigatóriorealizado pelo médico do INSS.

Seu objetivo é comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, total ou parcialmente, de exercer a profissão.

Saiba também: Quais são os tipos de cartões do INSS?

Caso necessite reagendar um exame que não foi realizado e não tenha recebido ligação da Central 135 nos últimos dias, você pode reagendar no site ou aplicativo Meu INSS.

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique em “Agendar perícia” e depois em “Nova Solicitação”;
  • Clique em “Reagendar Perícia” e “Selecionar”;
  • Siga as instruções do sistema e insira seus dados para reagendar.

O INSS tem telefone 0800?

Anteriormente era possível ter suporte telefônico pelo número 0800 728 0191, mas este canal foi desativado!

Atualmente, o único canal O telefone oficial do INSS é 135que substitui 0800.

Confira: O que é unidade orgânica do INSS?

Lembrando que a ligação para o 135 é gratuita quando feita de telefone fixo ou público.
Se você estiver ligando do seu celular, será cobrou o preço de uma chamada local.

Oportunidade: empréstimo consignado

O INSS atende via Whatsapp?

INSS não tenho número de Whatsapp a serviço. Os únicos canais oficiais de contato com o órgão são as agências físicas, o site ou aplicativo Meu INSS e o telefone 135.

Como ligar diretamente para uma Agência de Segurança Social

É possível entrar entre em contato através do número 135por se tratar de um centro de atendimento especializado.

Ao ligar para uma das agências do INSS, o servidores não estão autorizados repassar informações sobre processos, cadastros, ligações ou perfis de segurados.

Ouvidoria do INSS

A ouvidoria do INSS é um canal aberto para você enviar elogios, sugestões, reclamações ou denúncias.

As demonstrações podem ser feitas de duas maneiras:

Telefone

Por telefone, você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS 135. O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h às 22h, conforme horário de Brasília.

Internet

A demonstração é feita online através do site do Ministério da Economia. Acesse o site no seu computador ou celular e siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Ministério da Economia;
  2. Selecione a opção “Não” para registrar uma nova manifestação;
  3. Escolha o assunto, sendo “Relato, Elogio, Reclamação ou Sugestão”;
  4. Digite o código que aparece na imagem e depois clique em “Nova manifestação”;
  5. Preencha os campos obrigatórios e informações sobre sua manifestação;
  6. Prossiga e ao final clique em “Enviar”.

Ao final, você será informado de um código da manifestação que realizou. Com ele é possível acompanhar o andamento no site do Ministério da Economia.

Como falar com o INSS online?

Para falar com o INSS online, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS e clicar no ícone da Helô, a assistente virtual do INSS.

Clicando no ícone, digite seu nome e número de CPF para iniciar a conversa.

Agora que você já sabe como entrar em contato com o INSS, terá muito mais fácil na hora de solicitar e consultar suas informações.

Caso tenha dúvidas é só deixar aqui nos comentários ou acessar nosso conteúdo completo sobre o Meu INSS.

E para estar sempre atualizado com nosso conteúdo, cadastre-se através do formulário abaixo e receba nossos artigos em seu e-mail semanalmente!

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Perguntas comuns

Como falar com o INSS por telefone?

É possível entrar em contato com o INSS pelo número 135, que é a central de atendimento oficial.

Como ligar para 135 do seu celular?

É possível fazer a ligação normalmente, mas será cobrado o custo da ligação local.

Como falar com o INSS pelo WhatsApp?

No momento, o INSS não possui atendimento via WhatsApp.

Quais são os 135 horários de funcionamento?

O serviço 135 funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.

Lisandra Pinheiro

Lisandra Pinheiro Lisandra PinheiroLisandra Pinheiro

Lis é formada em literatura, apaixonada por arte em todas as formas, principalmente leitura e escrita. Começou na meutudo como analista de Customer Experience, onde aprendeu muito sobre o mercado de crédito e hoje aplica esse conhecimento como redatora na área de SEO. Nas horas vagas adora tomar um café e ler um bom livro.

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