Negativação: como os birôs de crédito funcionam?

Redação Teu
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Se você já passou por um negatividadevocê sabe o quanto isso pode ser perturbador para o seu dia a dia, pois dificulta a obtenção de crédito, o acesso a uma ampla gama de serviços financeiros e a gestão de despesas pessoais e profissionais.
Mas, você já parou para pensar como funciona essa dinâmica entre empresas e clientes? órgãos de proteção ao crédito (burôs)? A relação entre eles é o que vai determinar a avaliação de crédito de cada consumidor, através de uma troca constante de informações, que alimenta uma gigantesca base de dados.

Quer saber como funciona? Então, confira a seguir e entenda os principais elementos para melhorar a forma como o seu perfil de crédito é avaliado.

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O que é negação?

Terá negatividade do CPF perante as empresas de crédito, ou ter má fama, é uma forma popular de dizer que uma pessoa tem muitas dívidas não pagas.
Atualmente, pessoas extremamente endividadas ou com score de crédito muito baixo têm extrema dificuldade de acesso aos serviços financeiros mais básicos, que fazem uma grande diferença na gestão de despesas rotineiras como:

  • abertura de contas bancárias;
  • liberação de limite de cartão de crédito;
  • aprovação de empréstimos ou financiamentos pessoais;
  • autorização de contratos de aluguel;
  • assumir cargos em novos cargos, públicos ou privados (dependendo da função);
  • liberação de passaporte ou carteira de motorista;
  • participação em consórcios;

Portanto, evitando o processo de negatividade É fundamental que você tenha liberdade para solicitar crédito quando precisar, bem como administrar com conforto suas finanças pessoais, lidando com despesas emergenciais de forma equilibrada e controlada.
A impossibilidade de obtenção de crédito para negativados e o acúmulo de juros por contas pendentes podem fazer a situação parecer uma bola de neve.

O que são agências de crédito?

As agências são empresas de análise de crédito, que armazenam uma quantidade impressionante de dados sobre os consumidores do país. Utilizando esses dados, as empresas que oferecem crédito (bancos, financeiras, lojas, entre outras) avaliam se é ou não aconselhável emprestar dinheiro para determinada pessoa.
Você agências manter as informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas em bases de dados e, assim, poder analisar rapidamente a capacidade de pagamento e comprometimento das dívidas assumidas. Portanto, são eficientes para avaliar se aquela pessoa pode receber novos créditos, bem como identificar fraudes entre os usuários.
Por isso, as empresas contam com esse tipo de serviço para facilitar a concessão de crédito, pois a análise do histórico financeiro dos clientes é muito mais rápida e eficiente.
Desta forma, o agências e as empresas de crédito trabalham nessa dinâmica de troca constante de informações sobre os consumidores.

Como acontece a negação?

A primeira etapa do processo de negatividade é a comunicação sobre a dívida pendente, ou seja, a empresa ou órgão credor informa as agências de crédito sobre a inadimplência do devedor. Geralmente, as empresas credoras cobram do devedor 30 dias de pendência de pagamento, antes de solicitarem o registro da dívida nas agências.
O registro de negatividade do nome nos serviços de proteção ao crédito, dificulta a solicitação de empréstimos e compras parceladas.

Como as agências de crédito trocam informações sobre os perfis de crédito dos consumidores?

Comunicação entre empresas e agências de créditoatualmente, isso é feito de forma praticamente automática.
Em caso de inadimplência, as informações pessoais do devedor são enviadas às agências, como: nome completo, CPF, valor da dívida e data da compra, daí a famosa expressão nome sujo.
Esta informação é armazenada e, sempre que necessário, qualquer empresa pode consultar o agências sobre o perfil financeiro e a pontuação de crédito desse consumidor.
Portanto, os registros de restrição de crédito (ou negatividade) interferem diretamente no histórico do consumidor, bem como na pontuação, impossibilitando o acesso aos mais diversos serviços financeiros, por exemplo:

  • empréstimos;
  • Cartão de crédito;
  • financiamento;
  • consórcios
  • aberturas de contas;
  • cheque especial;
  • talão de cheques;

Informações sobre o negatividade e o comportamento financeiro do consumidor, na verdade, são obtidos através de diversas fontes seguras: bancos, lojas, empresas, companhias telefônicas, instituições financeiras, administradoras de cartão de crédito, administradoras de imóveis, fornecedores de eletricidade, gás e água, entre outros.

Dessa forma, quando uma empresa consulta o agências, ela tem acesso a uma análise do perfil geral do consumidor, ou seja, histórico de crédito e Score. Portanto, tem meios para avaliar se é ou não arriscado oferecer crédito a esse consumidor.

Descubra como funciona a negação

Quais são os critérios para análise e negação de crédito?

Os quatro principais critérios relacionados ao Credit Score e ao processo de crédito negatividade eles são:

Compromisso com o pagamento de dívidas

Sem dúvida, pagar suas contas em dia é fundamental para evitar que sua pontuação caia, resultando em negatividade.

Registro de pendências financeiras

Se, de fato, existem dívidas pendentes associadas ao seu CPF, ou seja, negatividadesua pontuação será afetada.

Quantidade de consultas de CPF em curto espaço de tempo.

Quando há maior frequência de consultas ao CPF do consumidor, em agênciasrealizadas por terceiros, seja por empresas, comércios e bancos, o score fica prejudicado.

Evolução financeira

O bom relacionamento com os credores e o aumento das transações financeiras, aliás, sinalizam que há boas chances de o devedor cumprir os acordos de pagamento firmados.

Quais são os impactos da negação?

Sem dúvida, ter o nome sujo pode causar complicações graves:

  • dificulta o acesso ao crédito, como empréstimos e solicitação de cartão de crédito;
  • causa prejuízos, como pagamento de juros e multas maiores sobre suas dívidas;
  • dificulta a gestão das despesas diárias e das finanças pessoais;
  • impede o acesso a serviços básicos como telefone, fornecimento de energia, água e gás;
  • bloqueia o acesso a determinadas vagas de emprego;
  • impossibilita a abertura de novas contas bancárias em determinadas instituições financeiras;

Não deixe a negatividade atrapalhar o seu futuro!

Se você se encontrar em uma situação financeira complicada, no processo de negatividadeé importante tomar medidas para resolver os problemas o mais rápido possível.
Contar com apoio especializado é certamente essencial para evitar novos imprevistos financeiros que resultem em nome sujo.
Então, conheça as soluções exclusivas do SuperSim que ajudam você a evitar negatividade do CPF e são acessíveis mesmo para quem enfrenta o desafio do endividamento excessivo.

Confira as soluções personalizadas do SuperSim para superar a negatividade!

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Luana

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